Mentoria gratuita, concursos para movimentar datas importantes para o comércio, Instituto de Dados ou Prêmio Mulher Empreendedora. Nem todas as ações em andamento na Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí são aquelas planejadas para o início da gestão da diretoria, em 2020. Algumas foram adiadas, outras alteradas para adequação cenário mas em nenhum momento as atividades foram interrompidas. A entidade vem se mantendo atuante para auxiliar cada vez mais o seu associado. Em entrevista ao Jundiaí Agora, o presidente, Mark William Ormenese Monteiro(foto), faz um balanço de sua gestão que completará 2 anos e adianta os próximos projetos da ACE.

Mark, como é conduzir a ACE em meio à pandemia? Muita cobrança?

Em 2019, durante o evento de posse desta diretoria, contratamos o economista Ricardo Amorim e ele deu uma palestra muito interessante, apresentou um cenário de otimismo e deu boas expectativas de crescimento para o ano seguinte. Mas assumimos em janeiro de 2020 e em março foi aquela loucura de fechamento de comércio, trabalho home office, reuniões online e tantas outras exigências que tivemos de nos adequar por conta da Covid-19. Vivemos um cenário nunca imaginado antes. Quando assumimos tínhamos propostas de campanha que colocaríamos em prática e de uma hora para outra tudo mudou. Nós também tivemos de mudar, a ACE mudou e se adaptou para continuar funcionando e atendendo ao nosso associado.

Quais foram as mudanças de rota por conta da pandemia?

Tivemos de nos adaptar ao teletrabalho mas em nenhum momento deixamos de atender aos nossos associados. Suspendemos alguns projetos como os Cafés de Negócios e outros eventos presenciais e que geram aglomerações. Ao mesmo tempo focamos em ações para atender a necessidade do empreendedor naquele momento, como a campanha de conscientização em que distribuímos totens de álcool em gel e cartazes para uso de máscaras, fizemos parceria com o Sebrae para consultorias, oferecemos apoio psicológico gratuito, fizemos lives com conteúdos de apoio para auxiliar o empresário a enfrentar o momento e fechamos parcerias com bancos para oferecer crédito a taxas melhores aos associados. Paralelamente a estes projetos trabalhamos com o poder público para buscar soluções e alternativas para apoiar os empreendedores neste momento. Desde o início da pandemia a Associação participa do Comitê de Enfrentamento da Prefeitura de Jundiaí, sugerindo ações e levando demandas do comerciante como a abertura e flexibilização no horário do comércio durante a fase mais restritiva do Plano SP, por exemplo.

A pandemia mostrou a necessidade de o empreendedor marcar presença no mundo digital. Vocês também tiveram de se adaptar, não? Quais foram as ações realizadas neste sentido para apoiar o empresário, Mark?

A pandemia antecipou em pelo menos cinco anos a transformação digital nas empresas, as pesquisas do nosso Instituto de Dados, lançado em dezembro de 2020, vem mostrando a mudança no comportamento de compra do consumidor e a importância do comerciante estar inserido no online. A ACE também enfrentou esta necessidade de estar no on-line. Antes já tínhamos a intenção de oferecer cursos EAD da Escola de Negócios mas com as restrições físicas tivemos de acelerar este projeto. Fizemos as adequações necessárias e continuamos ofertando as capacitações e treinamentos aos empreendedores e seus colaboradores. Deu tão certo que agora esta modalidade já faz parte da programação de cursos da Escola de Negócios. Outra adequação foi transformar as reuniões dos grupos de negócios Unace em on-line. Queríamos que os empreendedores continuassem se encontrando, praticando o networking e fazendo negócios e deu muito resultado! De abril de 2020 até agora já foram R$ 4,5 milhões em negócios fechados e a experiência dos membros é muito positiva porque em grupos como estes funciona a colaboração mútua e um empresário trabalha para vender o produto ou serviço do outro. Outra ação foi a mentoria, a Start Digital, criada para auxiliar o empreendedor a vender no digital usando as ferramentas e recursos que já tem, como Instagram e WhatsApp. Agora em julho faremos a segunda turma gratuita para os associados.

Concurso dos Namorados, da Mulher Empreendedora, a ACE investiu também em outras campanhas de apoio, não, Mark?

Isso. Existem datas importantes para o varejo, como Dia das Mães, Namorados, dos Pais, e a ACE investe em campanhas para reforçar estas datas na mente do consumidor e estimular as vendas no comércio. Este ano, por conta da pandemia e do cenário incerto, focamos no on-line e criamos ações como o concurso cultural Sua História de Amor Vale Prêmios, que teve um resultado muito positivo. Também lançamos o 1º Prêmio Mulher Empreendedora, que vai dar R$ 3 mil para as duas primeiras colocadas de cada categoria (MEI e ME). Já estamos finalizando a avaliação e nos próximos dias divulgaremos as vencedoras.

Mark, o que mais a ACE está programando para 2021? Quais são as próximas ações?

Além da premiação da Mulher Empreendedora também estamos preparando a campanha do Dia dos Pais e já pensando no Natal. Também estamos retomando o Empregace, um projeto de campanha da diretoria, que já era para ter sido lançado no início de 2020, mas foi adiado por conta da pandemia. Até o final do ano tem muita coisa boa para acontecer.

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