Escrita pelo grupo campineiro e sob a direção de Barbosa Neto, a peça Aquilo que Fica na Memória tem a proposta da redescoberta das lembranças, tanto dos atores quanto do público. A concepção se deu partir de diversas pesquisas feitas pelos atores das principais histórias vividas e ouvidas por eles. A universalidade e identificação da plateia com o texto se dá justamente pelos momentos biográficos retratados. A apresentação será nesta quinta-feira(27), no Complexo Fepasa.

Relações cotidianas que se repetem, lembranças de acontecimentos marcantes, desejos e realizações são capítulos da nossa vida que marcam a nossa história. Após vividos, alguns destes momentos tendem a deixar saudade e um gosto de “quero mais”, outros nos dão difíceis e importantes lições. Ambos, de alguma forma, ajudam a moldar a nossa personalidade. Poder reviver as aventuras da escola, recordar o cheirinho da comida da vó, ouvir aquela música marcante e rever o primeiro amor, além de se surpreender com as descobertas ao longo da vida é um encontro com nós mesmos. Chorando de rir ou de emoção, revisitar aquilo que ficou guardado na sua memória é conhecer o que está guardado na memória de muita gente.

 

A atriz Fernanda Pierozzi diz – “Sinto que este espetáculo é um resgate de todos os momentos marcantes que vivemos em nossas vidas, é mais que um prazer poder representar nossas lembranças que muitas vezes fazem parte das memórias do próprio público.” O ator Matheus Troiano acrescenta: “É uma troca tão sensível e sincera, que de repente sua memória se torna de várias pessoas e o mais bonito de tudo é que o fio condutor disso é nossa arte.”

Culturalmente a memória tem o poder de manter viva a nossa história e os nossos costumes. Para a ciência, a memória é um sistema complexo formado por conexões químicas estáveis e duradouras nas sinapses dos neurônios. Estas conexões formam as lembranças que o passado nos deixa e que podem ser reativadas ao longo da nossa vida, marcando quem somos e quem viermos a ser.

DE GRAÇA:

PARTICIPE DO CONCURSO JA QUE SORTEARÁ TRÊS PARES DE INGRESSOS PARA VENOM

O diretor destaca que “Foi tudo preparado com muito carinho e cuidado, e assim como a vida, a montagem não segue uma linearidade, ou seja, o público pode esperar uma montanha russa de emoções que entre risos e lágrimas, ficará de frente para si mesmo como espectador e personagem.”


SERVIÇO

Espetáculo: Aquilo que fica guardado na Memória.

Direção: Barbosa Neto

Dias: 27/09

Horário: 20h

Local: Complexo FEPASA: Av. União dos Ferroviários, 1760 – Centro – Jundiaí/SP

Ingressos: Entrada Gratuita