Um menino de seis anos, estudante do Sesi do jardim Tarumã, em Jundiaí, morreu no último domingo(1º), vítima possivelmente de meningite. A Vigilância Epidemiológica(VE) está investigando o caso. Ontem(3), foi realizada a profilaxia(ações para evitar a proliferação de doenças) dos familiares da criança. Além disto, estudantes e professores da escola receberam medicamentos em unidade de saúde, seguindo orientação do Ministério da Saúde.
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, na escola do Tarumã havia outra pessoa, moradora de Várzea Paulista, que foi diagnosticada com a doença. Até o momento, não foram registrados novos casos na escola. A Unidade de Gestão e Promoção da Saúde(UGPS) explicou que os sintomas clássicos da meningite são febre alta, rigidez na nuca, mal-estar, fraqueza e vômitos. Caso sejam identificados estes sintomas deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Clínica da Família mais próxima, ou as unidades de Pronto Atendimento.
A transmissão da meningite é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe(parte mais alta das vias aéreas). A Vigilância Epidemiológica recomenda a vacinação contra a doença. Na rede pública estão disponíveis a vacina meningocócica C (conjugada), aplicada aos três, cinco e 12 meses e a vacina meningocócica ACWY (conjugada), para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos. Toda as doses são aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação de cada equipamento. (Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF/Agência Brasil)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES