A foto acima foi tirada na Academia de Estudos Psychichos César Lombroso, em São Paulo, no início do século passado. Seria uma cena comum se, segundo o relato de Eurico Goes no livro “Prodígios da Biopsychica obtidos com o médium Mirabelli’, o jovem sentado bem no centro não estivesse morto há dois séculos. Goes afirma que a figura seria o espírito do poeta Giuseppe Parini, entre Carmine Mirabelli(à esquerda) e o dr. Carlos de Castro. O espírito, ainda de acordo com o livro, não teria simplesmente aparecido para a foto e sumido em seguida. A materialização durou vários minutos a ponto de o suposto Parini ter declamado poemas. Foram feitas fotos que segundo Luiz Mirabelli Jr comprovam que o avô dele materializava espíritos. E uma revelação do neto do médium: Carmine teve uma rápida passagem por Jundiaí. Veja a segunda parte da entrevista:
Como acontecia a materialização dos espíritos?
Nenhum médium fez tanto isto. Meu avô fez várias sessões de ectoplasmia. Uma delas foi em Santos, das mais surpreendentes, com médicos, advogados, engenheiros, e oficiais do Exército assistindo. Foi às 9 horas. Ele estava sentado, pálido, tossindo, com os olhos esbugalhados. Entrou em transe, sendo monitorado o tempo todo. Segundo registros da época, o estado dele inspirava cuidados. De repente, os presentes ouviram três batidas em uma mesa seguidas de uma voz de criança dizendo ‘papai’. Os relatos da época afirmam que um engenheiro reconheceu a voz da filha, morta no Rio de Janeiro, vítima de uma epidemia de gripe. Depois, a menina apareceu. O pai foi ao encontro dela, chamando-a de filha e a abraçou. A menina estava com a mesma roupa que vestia no dia em que morreu. Ela foi fotografada e retirada dos braços do pai. Depois começou a levitar e desapareceu. A materialização durou 36 minutos.
Por que ele foi escolhido para realizar estes fenômenos?
Não tenho resposta. Carmine Mirabelli não psicografava apenas. Ele materializava os entes queridos. Diferente de Chico que só psicografava. Nenhum mortal fez isto. Acho que ele acreditava que era algo de Deus, Jesus. Hoje ninguém fala disto. Fala-se de Chico Xavier… Tudo bem! Mas, Carmine foi o médium dos médiuns.
O senhor tem algum ressentimento em relação à falta de memória?
Isto é normal num país como o nosso. Os adolescentes não sabem quem são as grandes personalidades brasileiras. Tenho muitas demonstrações de respeito pelo meu avô de pessoas do exterior. No Youtube tem reportagens em diversos países sobre ele.
Mirabelli passou por Jundiaí?
Passou. O prefeito da época, Marcondes (José de Castro Marcondes, interino em 1947), contou isto para meu pai e para mim também. Ele falou que conheceu meu avô. É preciso lembrar que ele era uma espécie de celebridade da época. Então, se era reconhecido, as pessoas vinham até ele. Acredito que ele veio a Jundiaí a trabalho.
Por que o senhor veio morar em Jundiaí?
Meu pai era paulistano. Era corretor, vendedor. Conhecia muito esta região. Morávamos em São Paulo. Ele teve farmácia no bairro do Bonfim, em Cabreúva. Mas não tinha diploma e o estabelecimento foi fechado. Era para termos ficado em São Paulo já que meu avô morava lá…
Alguém da família herdou a mediunidade de Carmine?
Da parte da família que eu tenho contato, ninguém…
LEIA TAMBÉM
PARA NETO, CARMINE FOI O MAIOR MÉDIUM DO MUNDO
Qual era a profissão do médium?
Antes da mediunidade aflorar, ele viajou para Europa. Trouxe da Alemanha algo parecido com lamparinas. Era um empreendedor. A família dele era rica. Eram duques. Quando meu bisavô passou pelos Estados Unidos e veio para o Brasil, ele tinha muito dinheiro.
Carmine Mirabelli teve centro espírita?
Sim. Em Botucatu e em Santos. O lugar se chamava Casa de Caridade São Luiz, em homenagem ao pai dele. Carmine o manteve por quase 20 anos. O custo era de milhões de reais. Falavam que meu avô ficou rico por causa da mediunidade. Ele tinha dinheiro antes dela. Fez muita caridade e hoje o centro não existe mais…
Nota da redação: O Jundiaí Agora não encontrou a foto da materialização da menina morta durante uma epidemia de gripe. Quanto a Chico Xavier, há textos e vídeos na internet que tratam de supostas materializações as quais ele estava presente.
VEJA TAMBÉM
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI