Motoristas de Jundiaí que hoje trabalham com aplicativo(app) de transportes, como o Uber, estão pensando alto. Eles estão criando uma cooperativa e passarão a atender com o próprio app. O presidente da entidade, Fernando Barros, 41 anos, diz que os profissionais e passageiros terão vantagens. Vítimas da crise econômica, a maioria dos integrantes da Cooperativa Number estão dando a volta por cima e investindo no empreendedorismo. Eles pretendem levar o software para as cidades da região e, depois, para o Brasil todo. O Jundiaí Agora entrevistou Barros:
Há quanto tempo é motorista?
Há cerca de um ano. Antes eu era gerente comercial. Também trabalhei como supervisor administrativo.
Por que decidiu deixar estas profissões e se tornar motorista?
Devido à crise econômica, o desemprego e a dificuldade de recolocação no mercado de trabalho.
O senhor é o presidente de uma cooperativa de motoristas?
Sim, de motoristas de Jundiaí e região. Demos o nome a ela de Number. Por enquanto somos 67 profissionais. Nos próximos dias, a cooperativa deverá estar operando.
Mas vocês estão indo muito além da cooperativa…
Estamos criando um aplicativo por causa das altas cobranças dos que estão no mercado. A ideia foi do diretor-administrativo da Number, Maurício de Oliveira Flor. O app está sendo desenvolvido há sete meses. Quando estiver pronto e regularizado, deverá atender 100 motoristas logo na primeira semana.
Como funcionará?
É parecido com os outros. Mas tem diferenças significativas para os motoristas, em relação aos valores cobrados e segurança. E também vantagens para os passageiros. Os profissionais pagarão uma taxa única diária de R$ 10. Quanto ao sistema de segurança, ainda não posso dar detalhes…
E as vantagens para os passageiros?
A cobrança será teoricamente inferior. Além disto, os usuários poderão utilizar o serviço pelo Whatsapp, pelo site da cooperativa ou também por telefone. Teremos uma central que receberá ligações e enviará o chamado ao motorista que estiver mais próximo.
Este aplicativo já está pronto?
Estará disponível em 30 dias.
Já está regularizado na Prefeitura de Jundiaí?
Estamos providenciando toda a regularização. Se recebermos alguma resposta negativa só iremos liberar o app para o trabalho após a total regularização. Não colocaremos os motoristas em risco…
LEIA
VAGAS REMANESCENTES: ESEF FAZ MAIS UM VESTIBULAR NESTE MÊS
E vocês pretendem expandir, levar o aplicativo para as cidades da região?
Sim. Queremos levá-lo para outras praças. O mais rápido possível. Queremos atingir a região e gradativamente atingir outras cidades e o restante do Brasil.
Como os interessados em fazer parte desta cooperativa e trabalhar com o app de vocês devem proceder?
A partir de dezembro será possível baixar o aplicativo pelo Play Store, no site da cooperativa