NANÃ E OXOSSI, orixás regentes de 2023

nanã

Segundo os seguidores das religiões de matrizes africanas, 2023 será regido por dois orixás: Nanã Buruku e Oxóssi. Eles são influência e influenciados pelos rituais, que os reiteram, aos serem praticados nos cultos afro-brasileiros.

A consulta ao oráculo de Orunmilá-Ifá só pode ser manipulada por um Babalao que é o sacerdote do culto e tem conhecimento e sabedoria para interpretar os prognósticos do jogo. O jogo de Búzios é o método divinatório mais conhecido e utilizado para esse fim e o determina. Orunfilá-Ifá é a divindade oráculo dos iorubás. Orunmila designa a divindade, enquanto Ifa designa simultaneamente a divindade e o sistema divinatório a ela associado. 

A ancestralidade africana denomina de ‘axé’ a bênção divina e as energias dos orixás que vão reger as forças e o delicado equilíbrio no grande ciclo da vida, respeitando todos os valores humanos dos seres vivos.

Orunmilá-Ifá é o princípio da intuição,  da premonição, o olhar que se estende sobre o futuro. É invocado no jogo divinatório, pois é ele quem conhece todos os destinos. É um oráculo, um sistema de adivinhação que se originou na África Ocidental entre os iorubás na Nigéria. 

Nanã Buruku, orixá feminino, a grande avó, responsável anciã detentora da sabedoria, também chamada Cacarucaia, a mais velha dos orixás. É dona dos lagos, brejos e mangues. Na mitologia iorubá foi Nanã que forneceu a Oxalá o barro com o qual ele faria os seres humanos, e daí vem a relação de Nanã com os procedimentos de cura do corpo, especialmente após acidentes ou cirurgias. Nanã é calma, controlada, sábia e benevolente, mas como toda anciã pode às vezes ser um pouco resmungona e rabugenta. Podemos recorrer a Avó Nanã sempre que necessitamos de calma, serenidade e sabedoria, em momentos de grande “stress” ou ansiedade. No sincretismo religioso é Santa Ana (avó de Jesus). Sua saudação é Saluba Nanã! 

Oxóssi é pai da agricultura.  Rei das matas e protetor da flora e fauna. É também o orixá do conhecimento, da inteligência, e do estudo, de forma que sua ação, nos seres humanos, favorece neles o surgimento destas características. Sendo o orixá da caça e da agricultura, favorece as atividades produtivas no mundo, trazendo fartura e prosperidade. 

LEIA OUTROS ARTIGOS DE LUIZ ALBERTO CARLOS

A HORA DOS NEGROS

OGUM

LIBERDADE E SABEDORIA ANCESTRAL

NEGROS: RESGATE, RESISTÊNCIA, RESILIÊNCIA

Oxóssi é retratado como jovem e independente, muito ativo, de inteligência aguçada e sempre em busca de novos conhecimentos, características que são também transmitidas aos filhos deste importante orixá. Oxóssi no sincretismo é São Sebastião. A saudação deste orixá é Oke Aro! 

Essas mensagens e conceitos são muito simples, profundas e eficazes para qualquer pessoa, não importa a orientação religiosa. (Com base em textos publicados no Jornal de Umbanda Sagrada, Mensagens dos Orixás, de Carlos Morini e Mitologia Africana/Ilustração: Google)

LUIZ ALBERTO CARLOS

Natural de Jundiaí, é poeta e escritor. Contribui literariamente aos jornais e revistas locais. Possui livros publicados e é participante habitual das antologias poéticas da cidade.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES