Neurocisticercose: Saiba tudo sobre doença que matou Mestre Rã

Neurocisticercose

Na última terça-feira(10), Cássio Martinho, o Mestre Rã, uma verdadeira lenda da Capoeira, morreu vítima de neurocisticercose. Rã tinha 65 anos e foi responsável por levar o esporte para o exterior. Em 2003, o mestre foi diagnosticado com a doença. Não se sabe ao certo como ele a contraiu. Talvez por ter experimentado a comida do sudoeste asiático. Dois anos depois voltou para Jundiaí e fundou um projeto social, transformando a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Segundo amigos, ele perdeu parte dos movimentos. Também foi submetido a várias cirurgias na cabeça. Ele tinha muitas dores. A doença se agravou nos últimos cinco anos.

Rã quis ser cremado. Quando as cinzas forem entregues à família, entre 15 e 20 dias, os amigos farão uma roda de Capoeira gigante no rancho onde ele morava, o antigo Sítio Sem Fim, que pertenceu ao pai, o ex-vereador Erazê Martinho, também já falecido. As cinzas serão jogadas no pé de cambará, que dá nome ao local. Está sendo preparado um documentário sobre a capoeira em Jundiaí e Rã será um dos homenageados. A produção é de Diego, filho do Mestre Pássaro.

SAIBA MAIS SOBRE CÁSSIO MARTINHO, O MESTRE RÃ

Mas, afinal, o que é a neurocisticercose? O Jundiaí Agora entrevistou a infectologista Maria José Kassab, do Hospital São Vicente. Confira:

O que é neurocisticercose? Tem nomes populares?

É uma doença infecciosa, oriunda da ingestão de ovos de tênia, que geralmente são excretados por suínos no meio ambiente. A doença é adquirida através da ingestão desses ovos, que contaminam a água e vegetais. Dentro do corpo humano, ele se converte em uma larva que pode ir para o sistema nervoso central, causando a neurocisticercose. Não existe um nome popular para a condição.

A larva se espalha do aparelho digestivo para outras áreas do corpo? Se sim, quais podem ser afetadas?

Na verdade, são duas doenças diferentes. Quando o indivíduo ingere a carne do porco mal cozida, temos a Teníase, porque o mesmo está comendo a larva que parasita o porco. Então, essa sim é a forma gastrointestinal. Agora, quando o indivíduo ingere os ovos, que é o que está no meio ambiente contaminando a água e os vegetais, temos uma disseminação da larva para vários tecidos, podendo ir para o coração, para o músculo, olhos e para o cérebro, principalmente.

A tênia se reproduz? 

A tênia é que gera os ovos que os humanos e os suínos vão excretar no meio ambiente. Então, cada tênia parasitando um humano ou um suíno, elimina proglotes cheios de ovos, mais especificamente 80 mil ovos por proglote(parte do próprio corpo, dotados de órgãos sexuais masculino e feminino e capazes de autorefecundação). Eles contaminam o meio ambiente.

Ela se alimenta do quê? No caso de quem tem isto na cabeça, ela se alimenta de cérebro? sangue?

Ela não se alimenta, ela se reproduz dentro do tecido. Ela usa o nosso tecido para se reproduzir, para crescer, para se desenvolver dentro do corpo.

Quais os sintomas da neurocisticercose?

A maioria dos casos pode ser assintomática, mas a forma mais comum de manifestação clínica é cefaleia, alterações visuais e eventualmente convulsões, que é normalmente o que traz o paciente para o hospital.

Como é diagnosticada?

Através de exames de imagem como tomografia e ressonância, além de alguns exames de sangue, que não são amplamente disponíveis. Para fazermos o diagnóstico da forma intestinal, quando a gente tem a Teníase, utilizamos o exame de fezes. No geral, para a neurocisticercose, utilizamos os exames de imagem do crânio, já que são bem sugestivas.

Existe tratamento? É possível se curar?

“Depende. A neurocisticercose tem várias formas de apresentação. Ela pode ser desde um cisto simples, até fazer uma destruição importante do parênquima cerebral.  Alguns casos devem ser encaminhados para neurocirurgia, mas nos casos em que há somente cisto simples, em pouca quantidade, conseguimos erradicar com medicamento antiparasitário. É um tratamento bastante simples e disponível.

Quais sequelas deixa?

O paciente pode continuar apresentando crises convulsivas, embora o tratamento reduza isso na maioria das vezes. Os pacientes com um acometimento mais severo e que precisam de neurocirurgia, podem ficar com sequelas pela própria manipulação, registrando aumento da pressão intracraniana, sendo necessário colocar dispositivos para melhorar o quadro. Inclusive, se não tratada, ela pode evoluir também para casos de demência.

O São Vicente atende muitos casos de neurocisticercose?

Não é comum. É um dado bastante variável e geralmente está associado a locais de baixo desenvolvimento socioeconômico, porque é uma questão muito ligada a higiene, saneamento básico e tratamento da água no Brasil.

Como evitá-la?

Pensando na Teníase, evitar o consumo de carne mal cozida. Para neurocisticercose, evitar a ingestão de água, frutas e vegetais de procedência duvidosa ou mal higienizados. De maneira geral, bons hábitos alimentares, além de fazer a higienização correta das mãos.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES