O nível da represa de Jundiaí caiu aproximadamente 28% de maio até este mês. No dia 20 de maio, ela estava com 84% da capacidade. Em 30 do mês passado, 72%. Agora, segundo informações da DAE, o nível da represa é de 66%, o que equivale a 6,2 bilhões de litros. Por segundo são tratados 1.600 litros por segundo, o que equivale ao consumo. A medição foi feita na última terça-feira(24).
Até o momento, não se considera haver racionamento. Em 2014, como exemplo, a represa chegou a 21% da capacidade, nos momentos mais críticos, e ainda assim o fornecimento de água não foi afetado
Além do rio Jundiaí Mirim (principal manancial de abastecimento de Jundiaí), a DAE mantém a reversão do rio Atibaia, com o objetivo de garantir o nível da represa em condições operacionais. Segundo dados da Defesa Civil de Jundiaí, a cidade não registra chuva há 25 dias, sendo o acumulado de agosto de zero milímetros. Além disso, a DAE afirma que as chuvas, para que possam reforçar o armazenamento, devem ocorrer na área de manancial do Jundiaí Mirim, com intensidade e por dias seguidos. A última chuva mais intensa, que colaborou para encher a represa este ano, ocorreu no início de março.
A DAE informa ainda que promove campanhas permanentes para que a população realize o uso consciente da água, com peças veiculadas em TV, jornais, sites, redes sociais e, agora, por meio de anúncios nos ônibus que integram o sistema de transporte coletivo de Jundiaí (busdoor).
A empresa reforça a importância da conscientização da população para que reduza seu consumo, adotando medidas simples, como tomar banhos de até cinco minutos, escovar os dentes com a torneira fechada, checar vazamentos, retirar os restos de comida antes de lavar a louça, varrer a calçada ao invés de usar a mangueira, usar um regador para molhar as plantas e evitar lavar o carro.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE: SAIBA TUDO SOBRE ESTE CURSO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI