Mais uma vez reforço a minha paixão por Jundiaí e, desta vez, destaco a atuação inovadora de uma professora da EMEB Maria Angélica Lorençon, no bairro do Corrupira. Arabelle Calciolari foi anunciada, no último dia 17 de setembro, como uma das dez vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 – o maior e mais importante prêmio da Educação brasileira. Como prêmio, ela ganhou um vale-presente de R$ 15 mil e terá todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da cerimônia de premiação, prevista para o dia 30 de setembro, às 19h, na Sala São Paulo, na região central da Capital, onde ela também concorrerá ao título de Educadora do Ano.

Com o projeto de Língua Estrangeira “Os Beatles – seu tempo e sua história”, trabalhado com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, Arabelle Calciolari conquistou os selecionadores do 22º Prêmio Educador Nota 10. De uma forma lúdica, ela atraiu o interesse dos alunos: modulou etapas de sua sequência didática sobre os Beatles de acordo com a curiosidade dos estudantes e apresentou oito canções da banda inglesa, cada uma por meio de um exercício de listening diferente.

As letras não foram traduzidas e, os alunos conversaram sobre o que cada um entendeu, construindo a compreensão de maneira coletiva. A docente acrescentou informações sobre o contexto das décadas de 1960 e 1970 e o engajamento político da banda. Desta forma, os estudantes tiveram contato com questões como segregação racial e a Guerra do Vietnã.

O trabalho de Arabelle e outros nove vencedores foram selecionados entre os quase 5 mil inscritos no 22º Prêmio Educador Nota 10. Do Prêmio Educador do Ano participam docentes de Jundiaí (SP), Novo Hamburgo (RS), Serra (ES), Gaspar (SC), Paulínia (SP), São Paulo (SP), Osasco (SP), Barra Mansa (RJ), Nova Cruz (RN) e Boa Vista (RR). Dos 10 projetos selecionados, quatro são realizados com alunos do Ensino Fundamental I (sendo um do EJA- Educação de Jovens e Adultos), três com estudantes do Ensino Médio, dois de gestão e um com o Ensino Fundamental II. As disciplinas são variadas e vão de Educação Física a Matemática.

OUTROS ARTIGOS DE VALÉRIA NANI

VOCÊ SE IMPORTA COM ESSA LAMBANÇA

A PRESSÃO SOCIAL E OS PADRÕES ESTÉTICOS DA MODA

ONDE VOCÊ MORA?

MUITOS CHICOS POR AÍ

A VIDA, UMA PREOCUPAÇÃO QUE NÃO TEM PREÇO

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998, pela Fundação Victor Civita, que desde 2014 realiza a premiação em parceria com a Editora Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Tem apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, e o patrocínio da Fundação Lemann e Somos Educação, além de estar associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.

Então, todos unidos numa corrente pra lá de positiva para que a nossa professora jundiaiense traga, além do Prêmio Educador Nota 10, o Prêmio Educador do Ano para Jundiaí. E que iniciativas inovadoras como a de Arabelle se multipliquem pelas escolas de nossa cidade e tragam mais interesse aos nossos estudantes.


VALÉRIA NANI

É jornalista pós-graduada pela PUC-Campinas e trabalha como assessora de imprensa

 


VEJA TAMBÉM

POR QUE AS MULHERES TÊM PERDA DE MASSA ÓSSEA, GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD?

ROSA DEBATERÁ DIFICULDADES DE LINGUAGEM E INTERVENÇÕES NA ESCOLA

FISK DA VILA VIRGÍNIA: O QUE QUER DIZER ‘VAQUERO’ EM ESPANHOL?

QUER MORAR NUM CONDOMÍNIO TOP? CHAME O CORRETOR CAMPOS SALLES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES