Entre os dias 4 e 12 do próximo mês, nove blocos carnavalesco estarão nas ruas da cidade. A expectativa é de que milhares de foliões irão aos desfiles. Neste ano, o Chupa Que é de Uva não participará do Carnaval de Jundiaí. Veja o calendário dos nove blocos:
Dia 4: Bloco Afro Kekerê. Concentração a partir das 14 horas, na avenida União dos Ferroviários. Saída: 16h. Término: 20 horas.
Dia 4: Bloco CarnaOeste. Concentração às 14 horas, no Parque do Cerrado(rua Eunice Cavalcante de Souza Queiroz). Início às 15 horas e dispersão às 19 horas.
Dia 9: Refogado do Sandi. Concentração às 14 horas, na rua do Rosário, próximo do antigo Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. Saída: 16 horas. Término às 20 horas. Observação: o desfile do Refogado marca a abertura oficial do Carnaval da cidade.(foto principal/redes sociais)
Dia 10: Bloco Ponte Torta. Concentração a partir das 15 horas. Saída: 16 horas. Término, 19 horas. Local: Rua do Rosário.
Dia 10: Bloco Carne com Queijo. Concentração às 9 horas. Início do desfile às 10 horas. Dispersão às 13 horas. O bloco sai da praça Getúlio Vargas, sobe pela rua Maestro José Bovolenta, faz a curva na rua Capitão Curado e conclui o desfile no início da rua Gandra (próximo à Emeb José Romero Pereira, o Geva).
Dia 11: Bloco Super Poderosa. Concentração às 9 horas. Saída às 10 horas. Término, 16 horas. Concentração na rua do Rosário.
Dia 11: Baile da Maravilha. Concentração: 14h30. Saída, 15 horas. Término 19 horas. Local: Praça Rui Barbosa.
Dia 12: Bloco Continuamos na Nossa. Concentração: 10h. Saída: 12 horas. Término às 16 horas. Local: avenida Padre Ângelo Cremonti, na Ponte São João.
Dia 12: Bloco do Rato. Concentração: 14 horas. Saída: 15 horas. Término às 19 horas. Local: Estrada do Varjão, 2.900, Jardim Novo Horizonte.
Segurança – A Prefeitura de Jundiaí informa que todos os nove blocos contarão com fiscalização in loco das autoridades responsáveis, sejam elas agentes da Fiscalização do Comércio, Guarda Municipal ou Juizado de Menores. Além disso, a Prefeitura ressalta que montará novamente o Comitê Integrado de Monitoramento, no Paço Municipal, que fará o acompanhamento por câmeras e drone com início uma hora antes do bloco e final após total dispersão dos foliões. O Comitê é composto por representantes de várias unidades de gestão, Guarda Municipal de Jundiaí, Polícia Militar, Polícia Civil e Juizado de Menores. Além do fornecimento, por parte da Prefeitura, de banheiro químico, trio elétrico, gradis, fechamento e equipes no local do desfile e no gabinete de monitoramento remoto instalado no Paço Municipal, é de responsabilidade dos blocos a presença de bombeiros civis, equipe de atendimento emergencial, cordeiros (para blocos com circulação) e equipe de produção, como contrapartida também prevista em edital.
Resposta – O Jundiaí Agora questionou a Prefeitura sobre as declarações de Val Júnior, organizador do Chupa Que é de Uva, que este ano não promoverá desfile. Val disse: “recebíamos muitas críticas, falta de apoio do poder público, entre outras coisas. Cansei de tanto trabalho, gastos e descasos. Chega de passar aborrecimento, quando você só quer resgatar a cultura carnavalesca, levar uma grande festa para cidade de graça. A cidade poderia ser uma referência em carnavais. Cidade conservadora, falta apoio, falta o “tamo junto”. Não tenho saco para trabalhar com tanta burocracia e caretice”.
“A Unidade de Gestão de Cultura afirmou que “entende que o número de exigências pela corresponsabilidade do Poder Público com os blocos afasta os proponentes que não dispõem da estrutura necessária e que a Unidade apoia as iniciativas em prol da manifestação cultural do Carnaval, o que também acaba por afastar as iniciativas com caráter comercial”, afirma a nota da Prefeitura.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES