As últimas semanas não têm sido fáceis para os moradores do jardim Danúbio, em especial os da rua Café Filho. Nuvens de pernilongos estão invadindo as casas, incomodando e trazendo medo. A Associação de Moradores divulgou que a Vigilância Sanitária esteve no bairro e constatou que os insetos não picam seres humanos. Não há muito o que fazer além de esperar as chuvas voltarem. Os pernilongos seguem o rio Jundiaí desde Campo Limpo Paulista. Quando chover forte, as larvas deles serão levadas pela correnteza.

PERNILONGOS
foto: Google Maps

PERNILONGOS

Andréa Bonamigo dos Santos, voluntária da associação, informou que os insetos são atraídos para a rua Café Filho (fotos acima) por conta da farta vegetação existente no local. “Eles enchem as paredes das casas à noite. Mas, de acordo com a Vigilância Sanitária, eles não gostam de sangue. Eles se alimentam das flores”, explicou. Um morador do bairro, Paulo Roberto, confirmou a presença dos pernilongos e o fato de não atacarem as pessoas. “Minhas paredes ficam cheias deles. São diferentes dos pernilongos que conhecemos. Mas eles não picam ninguém”, afirmou.

Ela aproveitou para agradecer a todos que ligaram para o 156, o telefone da Prefeitura para reclamações da população. Pelo visto, as atendentes devem ter recebido muitas ligações já que os pernilongos estão por toda parte do bairro.

VEJA TAMBÉM:

DEPOIS DE ACIDENTE EM GIRA-GIRA DE EMEB, PREFEITURA PREPARA MANUAL

O jeito de evitar os zumbidos, até a chegada das chuvas, são os velhos métodos tradicionais: colocar telas nas janelas e portas, diminuir a luz externa(estes insetos são atraídos pela iluminação); usar inseticidas. Se o incômodo for muito grande, solicitar uma empresa de  dedetização. O fumacê está descartado. “Este recurso só é usado em casos de risco de epidemias. É um tipo de combate muito agressivo já que mataria não só os pernilongos como pássaros, mosquitos, galinhas e fariam mal para animais domésticos”, concluiu Andréa. (foto principal: www.ovictoriano.com.br)