O presidente da OAB Jundiaí, Gustavo Ungaro(foto principal), está liderando movimento pedindo eleições diretas para a Ordem dos Advogados do Brasil. A iniciativa vem ganhando destaque em grandes jornais. O documento é assinado por 160 advogados que presidem subseções da Ordem.
A Folha divulgou matéria com o título “Por eleição direta na OAB, advogados lançam manifesto”(foto abaixo). Nela, Ungaro foi entrevistado. Ele afirma que as eleições diretas na entidade devem ser vista como algo natural. O Estadão afirmou que “Manifesto de advogados revive movimento histórico dos anos 1980 e pede Direitas Já na OAB”. No texto, o presidente da OAB Jundiaí afirma que o movimento busca fortalecer e democratizar a instituição.

A OAB Nacional elege seus representantes através de um colegiado. Advogados de cada estado escolhem pelo voto direito, os representantes do Conselho Federal. Estes conselheiros elegem a diretoria que conduzirá o Conselho Federal. Segundo a Folha de São Paulo, por enquanto não deverão ocorrer mudanças no sistema eleitoral da OAB Nacional.
“Nos 35 anos da Constituição Cidadã, queremos que todos os advogados e advogadas conquistemos, finalmente, o direito fundamental à escolha de nossa representação nacional”, defende o manifesto. A iniciativa surgiu baseada em dois momentos marcantes na história brasileira: as cartas pela democracia lidas na Faculdade de Direito da USP em 11 de agosto de 2022, contra o golpismo do então presidente Jair Bolsonaro (PL); e os 40 anos das Diretas Já, no fim da ditadura militar. O manifesto também apresenta 20 pedidos das seccionais, entre eles, o respeito à diversidade dentro das unidades da OAB.
A reportagem da Folha foi publicada nas redes sociais da OAB Jundiaí. A postagem reafirma que o manifesto é encabeçado por Gustavo Ungaro, que também preside o colegiado da região de Campinas, “incumbido pelos colegas de redigir o texto aprovado, após deliberação, expressa na Carta de Atibaia de 2022 da OAB/SP, favorável à mudança apregoada pela presidente Patrícia Vanzolini e por tantas lideranças da advocacia, para incentivar mais participação, transparência e democratização da maior instituição da sociedade civil brasileira”.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES











