Não acredite nos seus próprios OLHOS

olhos

Quando o assunto é o mundo virtual, o título desta crônica faz todo o sentido. Não dá para acreditar nos próprios olhos mesmo! O que aparece nas telas dos nossos computadores e celulares nem sempre corresponde à verdade verdadeira. E agora com a Inteligência Artificial, um fato pode se transformar em outro, sem qualquer dificuldade, basta aplicar programas específicos e a Monalisa sai do quadro para tomar um açaí na tigela, por exemplo. A web ganhou uma importância tão grande na vida do cidadão comum, que 90% das pessoas  querem aparecer  no Instagram, Facebook, Twitter (X), TikTok como “super stars”. Neste universo midiático é imperativo ser bem-sucedido, bem-humorado, bonito, ter corpo sarado, enfim, ser feliz. Mas quem consegue ser feliz 100% do tempo?

E talvez resida aí, nesta verdadeira obrigação pela felicidade, que está o excessivo número de pessoas deprimidas atualmente. Afinal, todos na internet estão aproveitando a vida e esbanjando alegria. Mas será que essa felicidade é mesmo verdadeira? Nem sempre o que nossos olhos veem corresponde à realidade, isso é fato na web, onde milhões de pessoas deixam de viver suas próprias vidas para seguirem diariamente desconhecidos com suas postagens, acreditando que seus eleitos digitais vivam uma vida dos sonhos. As fotos e vídeos são maravilhosos e remetem a mais pura versão da plenitude: viagens paradisíacas, festas espetaculares, jantares sofisticados em ambientes exclusivos, compras invejáveis.

E para nós, simples mortais, nos resta a vida como ela é, ou seja, uma pizza no final de semana, uma esticada no feriadão para a praia (enfrentando horas de congestionamentos), compras na Shoppe (agora mais caras…), festas de aniversário da vizinha. Vida de gente normal, com maior ou menor grau de sofisticação e divertimento. Mas na internet, claro, tudo fica muito mais colorido, mais vibrante, mais apaixonante, com níveis de felicidade e sucesso inatingíveis. Só que, muitas vezes, é pura ilusão. O mais recente exemplo desta miragem virtual envolve a cantora Isa, lindíssima, que encerrou seu relacionamento com o jogador Yuri Lima pela internet, postando mensagem sobre traição e separação sem nem conversar com o ex.

LEIA OUTROS ARTIGOS DE VÂNIA ROSÃO

UM SABOR QUE ME LEVOU AO PASSADO

INTERNET, A TERRA DOS DONOS DA VERDADE

SANTO ANTÔNIO PERDEU ESPAÇO PARA O TINDER

Um relacionamento que até algumas semanas atrás causava inveja aos milhares de seguidores da cantora. Que devaneio. Por isso creio que nem sempre podemos acreditar piamente no que os profissionais da internet falam ou fazem. Afinal, a web hoje é um espaço primordial para a comunicação humana e, portanto, está sujeita a boas e más demandas. Temos de desconfiar dos nossos olhos, saber filtrar e tentar aproveitar o que há de positivo, como em tudo nossa vida. E parar de sofrer por não ter aquela vida dos sonhos estampada no Instagram. Vai saber se a famosa blogueira, enquanto se fotografa diante de uma linda paisagem, está sofrendo com a dor de uma unha encravada?(Foto: Andrea Piacquadio/Pexels)

VÂNIA ROSÃO

Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Trabalhou em jornal diário, revista, rádio e agora aventura-se na Internet.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES