Defesas Civis, GMs e Bombeiros juntos na Operação ESTIAGEM

Representantes de coordenadorias de Defesa Civil e Guardas Municipais, além de concessionárias de rodovias da região, participaram do Treinamento e Padronização de Conhecimentos, sob a instrução do tenente-PM Gustavo Gennari, com vistas à Operação Estiagem. O evento ocorreu na Base de Bombeiros de Itupeva e os municípios de Jundiaí, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva e Valinhos estiveram representados. Destacada também a participação das concessionárias Autoban e Rota das Bandeiras.

Já por ocasião do convite aos órgãos envolvidos, o capitão-PM Julião Junior alertou quanto à necessidade de maior empenho para este ano. “Boletim específico do CPTEC – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – aponta que as chuvas em excesso foram pontuais e que a precipitação no primeiro trimestre ficou abaixo da média histórica, o que pode indicar um período de estiagem um pouco mais severo”, alertou o capitão Julião Junior.

O conjunto de ações desses órgãos, planejado para esta época do ano, recebe nomes diferentes: Operação Corta-Fogo, no Bombeiros e Operação Estiagem, nas coordenadorias de Defesa Civil e Guarda Municipal. Entretanto, os esforços se juntam e se fortalecem, tanto na integração dos profissionais envolvidos, como na padronização de conhecimentos, objeto do treinamento.

O coronel-PM Mauro Minoro Takara, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, avaliou o treinamento como de grande importância, enfatizando que as ações de prevenção e combate a incêndios em vegetações envolvem todos os municípios da região e outras entidades. “Os trabalhos de prevenção e combate a incêndios, em especial aqueles que ocorrem em vegetações, não são somente de responsabilidade do Corpo de Bombeiros. A sociedade organizada precisa estar presente com suas contribuições, as coordenadorias de Defesa Civil e de Guarda Municipal e também outras entidades precisam oferecer apoio aos bombeiros”, disse o coronel Minoro.

O inspetor-chefe da Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí, Paulo Vicente Soares, além de apresentar um dos recursos materiais existentes em sua corporação, disse que, com essa união, todos ganham. “A população, os órgãos públicos e privados – todos ganham quando há essa sincronização de ações contra incêndios. A Serra do Japi, por exemplo, é uma área que todos fazemos de tudo para preservar e, por isso, atuamos ali durante as 24 horas do dia em trabalhos preventivos ou de combate, se necessário. E, neste treinamento, também fizemos questão de apresentar um de nossos equipamentos de proteção à serra”, explicou Soares.

Recursos – Simultaneamente ao desenvolvimento do treinamento, o 1° Subgrupamento de Bombeiros do 19° GB-Jundiaí, elaborou a relação dos recursos materiais de combate a incêndio, que estão disponíveis em cada município e que podem ser utilizados em conjunto ou isoladamente. (da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí)

LEIA TAMBÉM:

VENDEDOR FICA INCONFORMADO COM FURTO DENTRO DE IGREJA