PARADA LGBT+: “Dizer que recebemos recursos públicos é uma grande mentira”, diz ativista

parada

Na última sessão da Câmara Municipal de Jundiaí, terça-feira(30), os vereadores Madson Henrique e Rodrigo Albino criticaram duramente a presença de crianças na Parada LGBT+. O evento aconteceu no Espaço Expressa, o antigo Complexo Fepasa, no domingo passado(28). Madson afirmou que a parada aconteceu num espaço público e recebeu verbas públicas. Sobre este assunto, o Jundiaí Agora conversou com Anna Clara Bueno(foto ao lado), que faz parte da diretoria da ONG Movimento Aliados, organizadora do evento:

A Parada LGBT+ recebeu recursos públicos?

Essa é uma grande mentira contada pelo vereador Madson. No nosso caso foi exatamente o contrário. Procuramos, tentamos o máximo que pudemos, até porque existe o uso de dinheiro público em outros eventos culturais. Mas não recebemos nada. Recebemos ajuda de alguns vereadores, como Mariana Janeiro e o Henrique Parra Parra Filho. A Mariana, por exemplo conseguiu um gerador para o evento. Ela não usou dinheiro público. Então, o que o parlamentar disse é mentira. Até mesmo os banheiros químicos vieram do trabalho da ONG Movimento Aliados. No Espaço Expressa havia profissionais da Prefeitura. Contudo, eles devem estar presentes em qualquer evento público. Estavam ali para cuidar do patrimônio histórico, o Expressa, e atender alguma emergência. A colocação da grade, arrumação das cadeiras, do espaço, organização dos objetos ficaram sob a nossa responsabilidade e também de voluntários. O que mais me preocupa é que algumas pessoas aproveitam o espaço que têm na Câmara dos Vereadores para falar de algo em que não estiveram presentes. Então, o Legislativo se torna um espaço para falácias, mentiras. Estes vereadores não foram à parada, não falaram com o Movimento Aliados. Mas falam mentiras…

E quem custeou a apresentação dos artistas?

É importante dizer que se a gente trouxe artistas famosos como a Karol Conká e Jup do Bairro, isto aconteceu graças aos nossos patrocinadores, como a Amstel Vibes, a Keep Cooler, a Vintin Chin, que são marcas de bebida. A Tiana Cauton(presidente da ONG e apresentadora do evento) usou o microfone várias vezes para avisar que menores não podiam consumir bebidas alcoólicas. Essa questão foi também fiscalizada. Tínhamos voluntários e seguranças cuidando disso.

O que acha do argumento de ‘adultização’ usado pelo vereador Albino?

Ele está usando este termo de forma errada. Adultização é quando uma pessoa menor de idade tem a imagem trabalhada de forma que seja vista como adulto pela sociedade…

SAIBA MAIS SOBRE A POLÊMICA ENVOLVENDO O EVENTO REALIZADO NO ÚLTIMO DOMINGO(28)

VEREADORES CRITICAM PRESENÇA DE CRIANÇAS NA PARADA LGBT+ DE JUNDIAÍ. PRESIDENTE DE ONG CITA ‘PERPETUAÇÃO DO PRECONCEITO’

ANNA CLARA BUENO FOI COLABORADO DO JUNDIAÍ AGORA. CLIQUE AQUI E LEIA OS ARTIGOS DELA

Na Câmara também foi falado de pessoas de seios de fora na Parada deste ano…

A parada é um evento onde as pessoas têm a liberdade de usar o que querem. E naquele domingo o calor estava acima dos 35 graus. Não estamos falando de influenciar menores de idade a usar roupas adultas e agirem como adultos. Pergunto: no Jardim Botânico, com aquele calor, não haveria mulheres de shorts ou usando as mesmas roupas que nós? Seguranças, voluntários e a diretoria do Movimento Aliados percorreram todo o espaço do evento e não constataram nenhuma nudez. Não vimos seios de fora, não vimos pessoas usando apenas biquínis ou sungas. Vimos pessoas usando roupas adequadas para o clima que fazia naquele domingo. Não houve a sexualização de crianças e adolescentes. E de maiores também. Percebemos que havia poucas crianças na parada deste ano e todas estavam com as famílias. Nenhuma entrou desacompanhada. A nossa segurança estava atenta a isso também. Creio que a liberdade dos pais deve ser pensada e considerada. Acredito que a participação de uma criança na parada esteja relacionada à vontade dos pais. Neste aspecto, ao citar um projeto de lei para proibir crianças na parada, o vereador Madson foi muito infeliz.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES