O Tribunal Superior Eleitoral(TSE) divulgou as propostas de governo de José Antônio Parimoschi(PL), caso ele seja eleito nas eleições de outubro. O documento tem 58 páginas e é dividido em diversos eixos que se conectam. O Jundiaí Agora separou as propostas por temas para simplificar a leitura. No texto, Parimoschi afirma: “as iniciativas de governo apresentadas têm como fundamentos essenciais: o amplo respeito aos direitos básicos dos cidadãos, levando dignidade às pessoas, criando oportunidades, cuidando das famílias e promovendo inclusão social e produtiva, sempre respeitando as individualidades. Um cuidadoso olhar para a primeira infância, o desenvolvimento das crianças, com a compreensão de que essa é a futura geração de bons cidadãos. Combater todas as formas de violências e desigualdades. Ter respeito e transparência com os recursos públicos. Melhorar a infraestrutura e os serviços prestados adotando a inovação como um pilar para, assim, avançar sem deixar ninguém para trás. Entendemos que o que nos diferencia é a nossa capacidade e experiência para associar os sonhos para o futuro às adequadas estratégias gerenciais que permitem a materialização eficiente de projetos que melhoram a vida dos cidadãos e se articulam para o desenvolvimento geral do município”. Confira as propostas do candidato da coligação “O Futuro Não Pode Parar”, composta pelo PL, PSDB, Cidadania, PSD, PP, Avante, Republicanos e Podemos:
Educação
● Aumentar vagas de creches – aumentar a capacidade de atendimento em tempo integral para crianças de 0 a 3 anos, em todas as regiões da cidade.
● Contraturno Escolar – implementar atividades extracurriculares no Ensino Fundamental I, com foco em língua portuguesa, matemática, esportes e cultura, priorizando os alunos do 5º ano em áreas de alta vulnerabilidade social.
● Educação Inclusiva – expandir o quadro de profissionais de apoio para estudantes com deficiência ou altas habilidades, incluindo a formação para mães que desejam trabalhar como profissionais de apoio. Também será realizada a ampliação das salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) para todas as escolas de Educação Infantil I e Ensino Fundamental I, bem como ampliação dos processos formativos de docentes em relação à educação inclusiva.
● Saúde Emocional Infantil – desenvolver iniciativa focada na saúde emocional das crianças, visando o cultivo de habilidades socioemocionais que promovam o bem-estar psicológico, a saúde mental, as relações interpessoais e o respeito às diversidades.
● Programa AME – expandir a iniciativa ‘Arte, Movimento e Eu’ (AME), realçando a valorização profissional e a saúde emocional dos educadores da rede municipal, com atividades que desenvolvam habilidades emocionais e promovam o bem-estar pessoal, físico e a convivência harmoniosa e plural.
● Municipalizar o 2º ciclo do Ensino Fundamental – iniciar as tratativas com o Governo do Estado para a migração da responsabilidade pelo ensino fundamental (6º ao 9º ano) para as escolas da rede municipal, garantindo continuidade entre a educação infantil e fundamental com o modelo da Escola Inovadora.
● Ampliações e construções da rede municipal de ensino – construção ou ampliação: Complexo Educacional Residencial Jundiaí (mil vagas – Infantil II e Fundamental I); EMEB Adail Oliveira Lenhaioli (120 vagas – Infantil I); EMEB Maria de Toledo Pontes e CIEMPI (168 vagas – Infantil I); Complexo Educacional Rio Acima (500 vagas – Nova escola para Infantil II e Fundamental I); Reforma da creche EMEB Angela Rignaldi Bagne; EMEB Helena Galimberti (500 vagas – Infantil I e II); Escolas de Educação Infantil I em parceria com o FDE no Gramadão, Jardim Pacaembu e no terreno da EMEB Anésio de Oliveira.
● Família Presente – apoiar a parentalidade ativa na construção de uma cultura de paz, comunicação eficaz e ensino de valores, prevenindo comportamentos de risco e reforçando laços familiares.
● Combater a violência contra a criança – capacitar a comunidade escolar e formar as famílias para identificar e responder a sinais de violência, criar canais de denúncia e promover parcerias com serviços de apoio psicológico e social, garantindo um ambiente educativo e familiar seguro e acolhedor.
● Cidade das Crianças na Escola – incentivar a participação ativa das escolas municipais no planejamento de atividades da cidade, junto com os Conselhinhos Escolares e o Comitê das Crianças.
Primeira Infância
● Ampliar os Comitês das Crianças em diferentes regiões da cidade – estruturar comitês descentralizados e com discussões com base na realidade local, prezando pela diversidade em sua formação.
● Parques Urbanos Naturalizados – implantar parques de acordo com as diretrizes da Política da Criança na Cidade, que priorizam o contato com elementos como a madeira, a terra, a água e o próprio relevo do terreno. O parque naturalizado é uma forma de integrar os elementos naturais e as construções da cidade. Estão previstas implantações em alguns bairros como no Cidade Nova e Vila Esperança.
● Experiências com a Natureza – incentivar vivências enriquecedoras com atividades que abrangem a saúde emocional, educação ambiental, resiliência climática, valorização da cultura infantil e estímulo às brincadeiras ao ar livre. (ação articulada com a Educação).
● Acessibilidade – repensar a estrutura dos equipamentos públicos a partir do olhar das infâncias, garantindo a acessibilidade e assegurando que crianças com deficiências e seus cuidadores possam usufruir dos espaços em todo seu potencial.
● Biciclotecas – ampliar o número de biciclotecas, disponibilizando mais bicicletas gratuitamente e estimulando seu uso por crianças e cuidadores, tendo em vista seu potencial como prática saudável, sustentável e de estímulo à convivência e desenvolvimento infantil.
● Equilíbrio Digital – educar e conscientizar a população quanto ao uso adequado das telas pelas crianças.
Mulheres
● Instituir a Secretaria da Mulher – fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres com foco na defesa dos direitos e da equidade de gênero, promovendo avanços em áreas prioritárias. Atuar, com apoio dos órgãos da sociedade e parceiros, nos potenciais econômico e criativo dos grupos femininos, possibilitando autonomia financeira, empoderamento e bem-estar para uma sociedade mais justa e igualitária. Tais ações serão pautadas nos eixos Comunicação, Saúde, Envelhecimento Saudável e Esporte, Violência Contra a Mulher, Segurança, Empreendedorismo e Geração de Renda, Diversidade Sexual, Inclusão, Turismo Rural, Igualdade Racial, Mulheres Educadoras e Violência Infantil, Relações Parentais, Tecnologia, Beleza e Cultura.
Saúde
● Mais atendimento – Nova UBS, Clínica da Família e Consultório Itinerante – aumentar a quantidade de equipes de Saúde da Família com atendimento especializado, equipe multiprofissionais e médicos especialistas, dentro dos conceitos Nova UBS e Clínica da Família. Ampliar acesso da população nos bairros afastados a consultas médicas, odontológicas, exames e vacinação com o Consultório Itinerante.
● Qualificar a estrutura do Hospital Universitário – aumentar a humanização no cuidado com nova ambiência e acomodações, com quartos duplos para mamães, duas novas salas de parto, dois novos centros cirúrgicos, além de um novo Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia.
● Ampliar a estrutura do Hospital São Vicente – aumentar a capacidade de atendimento com mais 38 leitos, sendo 20 UTIS e 18 Clínicos, além de ampliar os 8 centros cirúrgicos existentes e implantar mais um centro cirúrgico visando a redução da fila de cirurgia eletiva.
● São Vicente nos Bairros – levar a qualidade de atendimento do São Vicente para todas as regiões do município por meio dos Pronto Atendimentos, Ambulatórios de Especialidades Médicas e Internações Domiciliares.
● Mais atendimentos em Saúde Mental – ampliar o atendimento nas UBS, CAPS Adulto e Infantil, Consultório na Rua e Hospitais, visando o acesso qualificado, integral e em tempo oportuno pela pessoa com sofrimento mental.
● Farmácia mais Perto – ampliar a entrega de medicamentos controlados em todos territórios, além de implantar medicamentos homeopáticos na rede, fortalecendo a medicina integrativa.
● Ampliar a Saúde Bucal – implantar mais um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e também ampliar a cobertura em saúde bucal com mais acesso à prevenção, tratamento especializado e recuperação dentária da população.
● Ampliar a rede de atenção à pessoa com deficiência e doenças raras implantar o Centro de Assistência Integral ao Autismo e o novo Centro Especializado em Reabilitação (CER II), fortalecendo a parceria com entidades filantrópicas; Criar estratégias para o tratamento de síndromes e doenças raras.
● Implantar o Novo Centro de Atenção Oncológica – ampliar o acesso integral aos pacientes com câncer, concentrando os atendimentos de quimio e radio, trazendo mais eficiência e conforto no tratamento.
● Implantar o Centro de Referência à Saúde do Idoso – através de parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), objetivando o cuidado integral da população idosa, com ações de prevenção, promoção e recuperação.
● Saúde em Movimento – ampliar o Programa Saúde em Movimento, em parceria com Esporte, em todos os territórios do município, promovendo práticas corporais de promoção à vida saudável, com o uso de espaços públicos, parques e complexos esportivos, contemplando crianças, jovens, adultos e idosos e fortalecendo as linhas de cuidado.
● Ampliações e construções da rede Municipal de saúde – construção ou ampliação: UBS Central, UBS Fazenda Grande, UBS Guanabara, UBS Ivoturucaia, UBS Rio Acima, UBS Rio Branco, UBS Sarapiranga e UBS Tamoio.
● Telemedicina – ampliar a agilidade no cuidado em saúde por meio de inovações tecnológicas, através de Telemonitoramento para gestantes, idosos e doentes crônicos (diabéticos e hipertensos), Teleterapia voltada para assistência em saúde mental e Pronto Atendimento Digital 24 horas, 7 dias por semana e 100% on-line.
● Pesquisas em inovação e ciência da medicina – ampliar, pela FMJ, o desenvolvimento e implantação de novos programas de saúde pública.
● Ampliar a atenção e o cuidado a gestantes e crianças – garantir a qualidade do pré-natal, puerpério e puericultura, assim como a atenção ao aleitamento materno, cuidados pré-natais, imunização e controle de doenças, em consonância com o aumento do investimento na Atenção Básica e na Estratégia de Saúde da Família.
● Fomentar a Saúde na Escola – ampliar a Iniciativa Saúde na Escola para todas as escolas municipais, com especial atenção à Primeira Infância, fortalecendo ações de promoção, prevenção e atenção à saúde em questões como obesidade infantil e saúde bucal, e proporcionando melhoria da qualidade de vida da população infantil.
Esportes
● Esporte + inclusivo – implantar a Piscina Adaptada no “Complexo Aquático do Bolão” e aumentar equipamentos e efetivo especializado, potencializando o PEAMA e dobrando a sua capacidade de atendimento a pessoas com deficiência.
● Praça Equestre – implantar um espaço para realização de provas equestres e para ser usado para equoterapia para crianças com deficiências, através de concessões de uso em parceria com associações.
● Centros Esportivos – revitalizar e aumentar os serviços nos CECEs Léo Pereira Lemos Nogueira, José De Marchi, Vanderlei Sperandio, Romão de Souza, Francisco Dal Santo, Nilo Macedo, Francisco Gastaldo e Dr. Nicolino de Lucca (Bolão).
● Concessão do Nicolino de Lucca (Bolão) – trazer investimentos visando um novo patamar na infraestrutura esportiva Jundiaiense.
● Iluminação nos Espaços Esportivos – ampliar e modernizar a iluminação nos equipamentos públicos voltados para as práticas esportivas.
● Jundiaí no Podium – ampliar vagas, modalidades e serviços de especialistas em esportes de rendimento, atrelado à patrocínios com empresas, associações, ligas esportivas e fornecimentos de equipamentos necessários.
● Futebol Jundiaiense – criar um departamento dedicado a coordenar ações relacionadas ao futebol em Jundiaí, reforçando as escolas de base, assessorando campeonatos de ligas particulares e outras atividades necessárias para evolução deste esporte na cidade.
● Quadras Society – implantar quadras de futebol society nas favelas de Jundiaí.
● Movimento pela qualidade de vida – viabilizar chamamentos públicos, para ocupar ruas, praças e parques de Jundiaí com eventos e atividades esportivas, priorizando à primeira infância, PCDs e idosos, engajando a promovendo uma vida saudável e inclusiva em comunidade.
● Esporte já – disponibilizar aplicativo para facilitar acesso a inscrições, exames, agendamento e visualização de filas em equipamentos e serviços esportivos.
Habitação
● Aumentar a Oferta de Moradia – construir casas boas, confortáveis e acessíveis para as famílias de baixa renda, buscando ajuda do Governo estadual, federal e também fazer parcerias com empresas privadas.
● Regularização Fundiária – acelerar o processo de regularização dos terrenos e moradias, garantindo que as famílias de baixa renda tenham a posse legal de suas casas, além da urbanização de assentamentos precários, buscando convênios com os governos estadual e federal e firmando parcerias com empresas privadas para facilitar esse processo.
● Viver Melhor Municipal – reformar as casas em más condições, a fim de garantir que todas as famílias tenham uma moradia saudável, segura e acessível, além de melhorar a estrutura das casas para garantir a segurança e a saúde das pessoas.
Assistência e Desenvolvimento Social
● Lideranças Comunitárias – promover a formação de lideranças locais para a participação popular, identificação de necessidades, mediação comunitária e apoio no desenvolvimento de projetos sociais transformadores nas comunidades, bem como da formação de redes territoriais e da designação de equipes de agentes comunitários para trabalho territorial.
● Segurança Alimentar – investir na construção de um consistente trabalho intersetorial para atuarmos na garantia da Segurança Alimentar e Nutricional no município, com atenção especial a famílias com gestantes, crianças e idosos em sua composição.
● Busca Ativa – investir no fortalecimento técnico, operacional e de inteligência do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), para ampliarmos a sua efetividade na busca ativa de pessoas em situação de violação de direitos.
● Aprimorar o atendimento à população em situação de rua – qualificar e ampliar o atendimento do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, com especial atenção à contribuição para o acesso a direitos básicos, para a construção de novos projetos de vida, para o retorno à convivência familiar e comunitária e promoção de articulação para a capacitação e preparação para o trabalho. Criar estratégias de atuação por linhas de serviços entre diversas áreas da gestão municipal, para que sejam promovidas respostas aceleradas às demandas surgidas a partir do trabalho técnico desenvolvido junto a essas pessoas, de forma a maximizar a possibilidade de reorganização de suas vidas, viabilizando a superação do contexto de situação de rua.
● Assistência Social Estratégica – aprimorar os processos de monitoramento de resultados dos serviços oferecidos pela Assistência Social do município, bem como de produção de diagnósticos de necessidades, com adequada análise das características das situações que trazem vulnerabilidades sociais e causam a violação dos direitos dos cidadãos, de forma a viabilizar a tomada de decisão dos níveis gerenciais da área.
● Fortalecer as Entidades de Assistência Social – integrar as Entidades de Assistência Social, de modo a fomentar a colaboração e evitar a fragmentação, descoordenação, superposição e isolamento das ações de proteção social.
● Ambiência e capacitação – investir na oferta de maior acolhimento, acessibilidade e humanização das unidades de atendimento, e na educação permanente dos trabalhadores da Assistência Social, visando o aprimoramento da execução dos Serviços, Programas e Projetos considerando os diferentes marcadores sociais.
● Estruturar o atendimento da Assistência Social em situações de desastre – elaborar um plano de contingência da Assistência Social para atendimento da população afetada em razão de situações de desastre, emergência e calamidade pública, prevendo também a organização do Serviço de Proteção Social Especial em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
● Mundo do Trabalho – ampliar as ações de preparação de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade e de minorias para o mundo do trabalho a partir de uma atuação intersetorial, tendo como foco a promoção do protagonismo, da autonomia e do desenvolvimento de atitudes e de habilidades para a inserção no mundo do trabalho e as vagas de emprego publicadas no Portal Jundiaí Empreendedora.
● Prevenir a violação de direitos das famílias – qualificar a atuação dos CRAS, investir na ampliação de sua capacidade de atuação e reduzir o tempo de espera do cadastramento de indivíduos e famílias no Cadastro Único para Programas Sociais.
● Aprimorar o atendimento às pessoas idosas e com deficiência – criar o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, reforçar os atendimentos através do Centro Dia da Pessoa com Deficiência e das Residências Inclusivas.
● Fortalecer o CRIA – investir recursos, apoiar e acompanhar a efetividade das ações do Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), no novo CREAS do Jardim Novo Horizonte, inclusive com a oferta de trilhas intersetoriais de serviços em parceria com Ministério Público, Forças de Segurança e Poder Judiciário, visando a prevenção, proteção e atendimento eficaz de mulheres, crianças e adolescentes.
● Desenvolvimento integral e proteção da criança – qualificar e ampliar o atendimento de famílias com crianças de 0 a 6 anos e gestantes pelo Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, ampliar a atuação do Conselho Tutelar e construir e implementar Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador.
● Acolhimento Familiar – ampliar a capacidade de atendimento do serviço Família Acolhedora para crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem
Segurança
● Centro Integrado de Emergência e Segurança – CIES – operacionalizar e integrar os atendimentos de urgência, emergência, segurança, defesa civil, mobilidade e transporte.
● Descentralização Operacional da GM – implantar equipamentos nos vetores da cidade, proporcionando maior segurança para todas as regiões, com o aumento de rondas, redução do tempo de atendimento, atuação territorializada e a participação comunitária. Fortalecer a brigada de incêndios florestais e proteção ambiental, em especial na Serra do Japi.
● Base de apoio da GM na Ponte São João – expandir os serviços da GM para o atendimento descentralizado à população e ao comércio da região a fim de aumentar a sensação de segurança.
● Centro Seguro e Bairro Seguro – expandir a atuação da iniciativa e levar o modelo para pelo menos outras quatro áreas comerciais da cidade, com o objetivo de aumentar a segurança através de policiamento comunitário integrado e uso de inovação e inteligência dos serviços de segurança.
● Combate à perturbação do sossego – promover o patrulhamento comunitário e cidadania, reforçar os instrumentos jurídicos e ampliar a fiscalização para coibir atos de perturbação ao sossego, como pancadões, atuação de flanelinhas e pedintes.
● Patrulhamento com Bicicletas – expandir o patrulhamento a ser realizado no Parque da Cidade, Jardins Botânicos, Complexos Esportivos e Calçadões Comerciais.
● Capacitar os profissionais da linha de frente – capacitar os vigilantes a partir de uma ação permanente e implantar um Sistema de Comunicação interligado com o CICCOM.
● Fortalecer a Segurança Pública Digital – aperfeiçoar a produção, análise de dados e estatísticas municipais, a partir da integração com outras bases como o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), emprego de ferramentas e tecnologias. Integrar os sistemas de vigilância privados ao sistema municipal.
● Videomonitoramento nas Escolas – implantar câmeras nas escolas e registro on-line de violência no ambiente escolar.
● Guardiã Maria da Penha e Patrulha do Idoso – ampliar o efetivo da GM, em especial os dessas equipes, em razão do crescimento da violência a que estão expostos esses grupos vulneráveis. Fortalecer os Disque Denúncias, ampliar os serviços de proteção social básica.
● Fortalecer o Anjos da Guarda – ampliar a ronda escolar especialmente nos horários de entrada e saída de alunos, bem como em seu entorno.
● Ludicidadania – fortalecer a iniciativa com os alunos das escolas municipais, abordando temas de cidadania, direitos humanos, vivência saudável e comunicação não violenta, estimulando o convívio pacífico e o aprendizado de direitos e deveres pelas crianças.
Cultura
● Criar Espaços Culturais Descentralizados – democratizar o acesso à cultura com programação cultural regular e descentralizada (editais), além de promover a inclusão social e a formação artística para crianças, jovens, adultos e idosos.
● Recuperar e Ocupar o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa – transformar o espaço em um novo equipamento cultural que o valorize como um patrimônio histórico e cultural da cidade, trazendo mais vida e atividades para a região central.
● Revitalização do Espaço Expressa – dar continuidade à recuperação do Espaço Expressa, antigo Complexo Fepasa, com foco na criação de espaços para os Corpos Artísticos Municipais, além de implantar o Parque Linear. Fomentar a Economia Cultural e Criativa e preservação e valorização do patrimônio.
● Implantar Coworking Social no Espaço Expressa – disponibilizar espaços para entidades socioassistenciais, em especial aquelas com atendimento focalizado em pessoas com deficiência, além de mulheres, jovens e idosos em vulnerabilidade, realizarem suas atividades regulares, potencializando conjuntamente a oferta de cursos rápidos e de formação profissional.
● Fomentar a Economia Criativa nos espaços e eventos públicos – criar um marco regulatório que permita e incentive a venda de produtos culturais e criativos nos espaços, equipamentos e eventos públicos, fomentando a economia e a valorização da produção e do turismo local.
Infraestrutura e serviços públicos
● Aprimorar o Sistema de Zeladoria – adotar tecnologias para avançar no monitoramento e gestão dos serviços públicos, com foco na eficiência, no desempenho e na qualidade dos serviços prestados, promovendo um ambiente urbano mais limpo, seguro, inclusivo e acessível.
● Implantar Iluminação de LED em toda a Cidade – atualizar a infraestrutura de iluminação com foco em economia de energia, mais segurança, sustentabilidade ambiental e melhor qualidade de iluminação, com especial atenção às áreas de maior vulnerabilidade.
● Implantar Usina de Beneficiamento de Resíduos Sólido – diminuir resíduos em aterros, ampliar a reciclagem, gerar energia renovável, além de promover a geração de empregos.
Agronegócio e Turismo
● Mais Produção no campo – estimular e desenvolver a produção agrícola sustentável expandindo a assessoria técnica do PROAJ, a Patrulha Agrícola Mecanizada, o programa Cultivo Protegido e distribuindo Cavaco.
● Apoio ao Feirante – qualificar a política das feiras livre criando o entreposto do feirante, capacitando para otimizar o manejo e comércio de alimentos e criando experiências que conectem a primeira infância com a escolha e preparo dos alimentos da merenda.
● Fomento ao Turismo – avaliar, monitorar e fornecer a empreendimentos turísticos, em tempo real, dados e insights dos fluxos turísticos jundiaienses.
● Requalificação do Parque da Uva e Espaço expressa (antigo Complexo Fepasa) – revitalizar esses dois equipamentos para potencialização da rota turística no município, aumentando o número de eventos e festivais temáticos de médio e grande porte.
● Jundiaí com o Produtor – apoiar produtores continuando os Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), facilitando a legalização e comercialização através do SIMPOV e SIMPOA e conectando a produção agrícola local com a composição da merenda escolar municipal.
Emprego, Empreendedorismo e Economia Criativa
● Fomentar o Empreendedorismo – implantar a Trilha do Empreendedor Jovem e Sênior Jundiaiense, o Jundiaí Empreendedora Itinerante para Mulheres e realizar as Feiras de Negócios nos Bairros.
● Promover a Empregabilidade e Mão de Obra Qualificada – investir em capacitação e trilhas de inclusão produtiva, unificar as capacitações centralizando e planejando de forma estruturada as ações de capacitação e desenvolvimento da mão de obra oferecidas pelo FUNSS, TVTEC, Jundiaí Empreendedora e Escola de Gestão e realizar Feiras de Emprego Específicas.
● Promover o Desenvolvimento Econômico Equilibrado e Internacionalização – extrair valor dos ativos ambientais, promovendo sustentabilidade, economia circular e transição energética, diversificar a economia com foco em indústria, saúde, agronegócios, turismo inclusivo e serviços de dados, e potencializar as pessoas com inovação, retenção de talentos, inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência e minorias, e integração dos ecossistemas de empreendedorismo.
● Promover novas edições da FENS – realizar novas Feiras do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS) no Parque da Uva como uma ferramenta de promoção do empreendedorismo na cidade.
● Jundiaí Empreendedora no Centro – implantar uma nova unidade do Jundiaí Empreendedora que vai proporcionar mais oportunidades às pessoas que vivem e trabalham no Centro da cidade.
● Balcão do Empreendedor – modernizar constantemente os sistemas e integrar definitivamente o licenciamento ambiental e do Corpo de Bombeiros, do Governo do Estado, com o Governo Federal para abertura de empresas.
● Emprego, Empreendedorismo e Economia Criativa – fortalecer a atuação da FTVTEC como ecossistema sustentável de comunicação, empreendedorismo, qualificação produtiva e geração de renda, com foco em trilhas de desenvolvimento pessoal, autocuidado e inclusão para famílias atípicas, pessoas com deficiência, pessoas em situação de vulnerabilidade e comunidade negra.
● HUB Criativo TVTEC – ampliar as ações da FTVTEC como escola de Economia Criativa, por meio da oferta de cursos livres gratuitos que estimulam o potencial criativo na geração de renda e o desenvolvimento de estratégias digitais, bem como pelos projetos Galpão Criativo e Ateliê Criativo de Produção Inclusiva e do Programa de Incubadora de Talentos.
Urbanismo
● Requalificação de Territórios Vulneráveis – implementar um projeto piloto intersetorial para a Requalificação do Jardim São Camilo estabelecido sobre os pilares “Integração Urbana”, “Integração Econômica”, “Integração Social” e “Sustentabilidade”, com os objetivos de conectar o bairro com a cidade formal, melhorando a infraestrutura urbana e tornando o bairro um território com boa qualidade de vida e capaz de promover oportunidades de desenvolvimento para a população que lá reside. A participação social e a escuta dos moradores, assim como a presença cotidiana do poder público no território, serão elementos transversais e essenciais.
● Requalificação da Região Central – dar seguimento às ações para a região com a Reforma das Praças e ruas do polígono central (mais acessibilidade, lazer, conforto e segurança), construção da Nova UBS Central, reforma do Gabinete de Leitura, melhoria na iluminação pública (LED) e estímulos à ocupação habitacional da região. Além disso, promover a mobilidade sustentável com reformas de calçadas e um transporte público conectado a outros modais, como a bicicleta. Também serão estimuladas atividades 44 econômicas criativas com o objetivo de atrair mais pessoas e assim, criar um processo de melhoria contínua, conectando comércios, serviços e habitação.
● Centralidade dos Bairros – valorizar centralidades nos bairros ao estimular o comércio e serviços, ofertando transporte público de qualidade e implantando áreas públicas de convívio como praças, parques e as próprias ruas desenhadas para incentivar a mobilidade ativa.
● Cidade Saudável – investir em infraestrutura urbana e no desenho de ruas completas que priorizem a saúde e qualidade de vida da população, assegurando calçadas e espaços acessíveis, arborização, áreas verdes e áreas de convivência, para produzir uma paisagem urbana saudável, que incentive o convívio social e a mobilidade ativa, como forma de estimular a ocupação de áreas públicas e diminuir o sedentarismo.
Resiliência e prevenção de desastres
● Prevenção – aperfeiçoar os planos de contingência “Chuvas de Verão e Operação Estiagem” com integração no Plano de Monitoramento de Mudanças Climáticas. A nova sede da Defesa Civil, dentro do CIES, será equipada com moderna estação meteorológica para monitoramento do clima e suas alterações.
● Planos de Emergência e Evacuação para Escolas e UBS – concluir a implantação do plano de emergência e evacuação nas escolas públicas do município e Unidades Básicas de Saúde, com treinamento contínuo.
● Criar um Plano Integrado de Ação em Emergências da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) – consolidar as forças de segurança das cidades para ações em emergências regionais, naturais e tecnológicas, adotando o Sistema de Comando de Operações e Emergências junto ao Governo do Estado.
● Fortalecer o Sistema de Comunicação de Alertas e o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SIMPDEC) – aperfeiçoar o alcance a o detalhamento dos alertas expedidos, antecipando e informando a localização do evento.
● Mitigação de Áreas de Risco – reduzir e eliminar, onde for possível, os riscos aos quais as pessoas que vivem em encostas e áreas sujeitas a enchentes estão expostas, prevenindo e mitigando o impacto de desastres naturais.
● Adotar o Modelo de Cidade Esponja – usar técnicas de design e infraestrutura para criar um ambiente urbano capaz de absorver, armazenar, filtrar e utilizar a água de maneira sustentável, assim como os processos naturais. Serão implementadas técnicas como telhados verdes, zonas de infiltração e jardins de chuvas em escolas, vias públicas, jardins, parques e praças, para prevenir e mitigar alagamentos, além de trazer maior conforto térmico e sustentabilidade.
● Implantar Bacias de Amortecimento – construir, em parceria com o Governo do Estado, três estruturas para controlar o fluxo de água da chuva e reduzir o risco de inundações ao longo do Rio Jundiaí e Guapeva.
● Realizar Obras de Macrodrenagem nos Rios Jundiaí e Guapeva – executar, em consonância com demais municípios da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), obras para mitigar enchentes, melhorar a qualidade de vida da população e promover o uso dos recursos hídricos de forma sustentável.
Meio Ambiente
● Hortas urbanas – dar continuidade à política ao implantar 15 novas hortas no município, o que trará sustentabilidade, melhoria ambiental, interação social, maior segurança alimentar e resiliência comunitária.
● Plano de Arborização – dar continuidade à iniciativa e realizar o plantio de 20 mil árvores nos espaços urbanos da cidade, para melhoria do conforto térmico e qualidade do ar, redução do impacto da água das chuvas e seu escorrimento superficial e melhoria das condições de permeabilidade do solo, como previsto no Plano de Arborização Urbana.
● Combate a incêndios, especialmente na Serra do Japi – implantar um sistema de Inteligência Artificial para monitoramento de incêndios. Construir uma nova sede para o 19º Grupamento do Corpo de Bombeiros nas proximidades da Serra do Japi, integrando os órgãos regionais de âmbito estadual e municipal e os meios de comunicação.
● Parque Estadual da Serra do Japi – articular junto ao governo do estado a criação do parque estadual da Serra do Japi, além de promover a visitação das cachoeiras.
● Crédito de Carbono – implementar junto aos munícipes e empresas o Crédito de Carbono, visando a preservação e ampliação das áreas arborizadas na cidade e atendendo a uma necessidade crescente de neutralização das emissões de CO2 pelas empresas.
● Otimização da represa do Rio Jundiaí Mirim – expandir a capacidade de 9.3 para 12.5 bilhões de litros, e torná-la mais eficiente com nova adução conectando Jarinu até o bairro do Anhangabaú.
● Aumento na capacidade de abastecimento dos lares jundiaienses – construir represas de captação no Medeiros, novos reservatórios em diversos bairros da cidade, em especial o novo sistema de abastecimento do Vetor Oeste. Desenvolver projetos para aproveitamento de outras fontes de abastecimento (Rio Guapeva e o Rio Capivari).
● Preservação da qualidade da Água Jundiaiense – realizar ações conjuntas com cidades que compõem a Bacia do Rio Jundiaí para preservação de nascentes, afluentes e córregos, criando novos meios de proteção de mananciais, como o uso de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
● Tratamento da água por toda Jundiaí – construir Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro do Currupira, Construir Estação de Tratamento de Água (ETA) nos bairros do Caxambu e Jundiaí-Mirim e implantar novo sistema de tratamento de esgoto e de água na Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ).
● Execução de novos projetos de água e esgoto – realizar novos projetos em 82 bairros da cidade, com destaque para o Jardim São Camilo.
● Nova Sede do DEBEA – construir a nova sede do DEBEA, com ampliação da estrutura física e melhoria do serviço de atendimento e cirurgia especializados.
● Parcerias com clínicas e hospitais veterinários – ampliar parcerias para a realização de atendimento social, com especial atenção a munícipes em situação de vulnerabilidade, desafogando o DEBEA.
● Tutoria Responsável – estimular a conscientização e responsabilização dos proprietários de pet, mediante ações como visita às escolas municipais para sensibilização.
● Vacinação, Microchipagem e Castração – ampliar as campanhas de vacinação de animais contra raiva nas comunidades, aproveitando os mutirões já existentes.
Transporte público e mobilidade
● Nova Concessão do Transporte Público Coletivo – aumentar a Frota 0 km e os horários de ônibus, inclusive com a diversificação da frota, incluindo veículos menores para circular fora dos horários de pico. Ampliar o percentual de veículos com ar condicionado e tecnologia embarcada como wi-fi e câmera de monitoramento para segurança.
● Nova estrutura do transporte coletivo – reformar e modernizar os Terminais Urbanos, com foco em maior qualidade, segurança, acessibilidade e comunicação com os usuários. Construção do Terminal Novo Horizonte dentro das melhores práticas de sustentabilidade, dinamizando o transporte na região. Implantação de novos abrigos e pontos de ônibus, com tecnologia de informação para o usuário, acessibilidade e painéis solares.
● Ampliar as faixas preferenciais para o sistema de transporte público coletivo – reduzir o tempo de deslocamento, oferecendo maior conforto aos passageiros.
● Integração do Transporte Urbano entre municípios da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) nos limites territoriais – permitir ao usuário a troca de ônibus entre os municípios sem a cobrança da segunda tarifa, acompanhando os fluxos de mobilidade das cidades da RMJ com a implantação do Trem Intercidades – TIC e do Trem Intermetropolitano – TIM.
● Estacionamento Inteligente / Rotativo – implantar sensores nas vagas de estacionamento rotativo, que permitirá por meio de aplicativo, a visualização em tempo real de quais vagas estão livres, além de ampliação do número de vagas e novas tecnologias e formas de pagamentos (PIX, débito/crédito), facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços e comércios locais.
● Implantar Semáforos Inteligentes – otimizar o fluxo de veículos, pedestres e ciclistas, reduzindo congestionamentos e melhorando a segurança viária.
● Câmeras de monitoramento de tráfego – acompanhar em tempo real o fluxo nas vias e possibilitar intervenções rápidas em casos de congestionamento ou sinistros.
● Painel de Mensagem Variável (PMV) – ampliar os PMVs nas principais avenidas, visando comunicação mais rápida com os usuários da via.
● Mobilidade Ativa para Pedestres – promoção da acessibilidade e caminhabilidade com a ampliação das larguras das calçadas, travessias elevadas e implantação de rampas de acessibilidade.
● Mobilidade Ativa para Bicicletas – promover ampliação superior a 30 Km da malha cicloviária, com construção de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas e integração e manutenção das ciclovias existentes para uma maior eficiência.
● Intervenções viárias – realizar obras de pequeno e grande porte visando a melhoria da fluidez do trânsito, da mobilidade e do acesso aos bairros: Prolongamento da Av. União dos Ferroviários (Jundiaí) até a Av. Ipiranga (Várzea Paulista); Construção de viaduto ligando a Rua Oswaldo Cruz com o Viaduto Sperandio Pelliciari (Vila Arens); Ligação da Rua Cica com a Travessa Mazzalli (Vila Rami); Ligação da Rua Ten. José Palermo com a Av. dos Imigrantes (Jd. Tamoio); Abertura de via e ampliação de faixas na R. Barão de Teffé com a Av. Manoela Lacerda de Vergueiro (Anhangabaú); Ligação da Av. dos Imigrantes x Av. Américo Bruno (Jd. Santana); Criação de faixa de rolamento na Av. Antonio Frederico Ozanam, melhorando a saída do bairro pela Rua Ângelo Corradini (Vl. Nambi); Criação de marginal municipal ao lado da Rodovia Dom Gabriel sentido Itu (Bairro Medeiros); Transposição sobre a via férrea ligando os bairros – Viaduto Corrupira (Vista Alegre/Santa Rosa); Execução de grande rotatória no entroncamento das avenidas Caetano Gornati x Av. Pedro Clarismundo Fornari (Engordadouro); Transposições da Rodovia Anhanguera (SP-330) – parceria com o Governo do Estado e CCR/AutoBAn; Requalificação da Av. Reynaldo Porcari (Bairro Medeiros); Duplicação da Av. Luiz Zorzetti (Ponte São João); Requalificação da Av. Beta (Distrito Industrial); Pavimentação e Drenagem da Av. Antônio F. Ozanan – túnel, pontes e canalização de trecho – (Hortolândia) (SDR-SP); Implantar Avenida Marginal da Ferrovia (Bairro Currupira).
● Educação no Trânsito – realizar ações educativas voltadas para as crianças de escolas públicas e particulares no Jardim da Mobilidade.
● De Olho na Faixa – ampliar o Programa de segurança no entorno das escolas, com sinalização diferenciada e foco na travessia segura de alunos e pais.
Gestão
● Criação de leis de incentivo às startups com um fundo de investimento – realizar a regulamentação dos recursos do 5G para financiar o Fundo de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (FACTI).
● LABGOV – implantar um Laboratório de Gestão Governamental com foco na inovação no setor público.
● Fortalecer a Rede Jundiaí de Cooperação – ampliar as parcerias estratégicas por meio da articulação de ações e projetos, com impactos social e sustentável, unindo a iniciativa privada, poder público, organizações e comunidade. Atrair um maior número de empresas e instituições parceiras para atuação no foco da Responsabilidade Social, identificando potenciais causas sociais e áreas para conexão com projetos em benefício de Jundiaí.
● Governança na Ponta – promover formas inovadoras de gestão para melhorar os serviços públicos, ampliando a aplicação da governança pública do nível estratégico à ponta dos serviços. Visa mais eficiência por meio de 33 gestão e execução eficazes, com monitoramento e controle contínuos, disseminando um modelo de governo focado em resultados.
● Cuidar de quem cuida – implantar um novo modelo de Gestão de Pessoas, aprimorando-a sob uma perspectiva humanizada, tendo por foco o acolhimento dos servidores. Ampliação do atendimento no serviço de saúde, especialmente voltada para a saúde socioemocional e especial apoio e qualificação dos profissionais da linha de frente.
● Eficiência na Gestão de Recursos – estabelecer sistema integrado de compras e contratações públicas, a fim de garantir operações mais eficazes, com economia de recursos públicos e melhoria na qualidade das aquisições; aperfeiçoar a gestão de obras públicas, fazendo uso de novas tecnologias e investindo em capacitação e inovação para qualificar projetos e implementar práticas sustentáveis
● Compliance – ampliar a atuação da Controladoria Geral do Município para ações de compliance e prevenção de irregularidades em contratações; criação da carreira de auditor municipal.
● Serviços Públicos de Qualidade – aprimorar o aplicativo da Prefeitura enquanto plataforma de acesso a serviços e prestação de contas dos resultados de políticas públicas; ampliar a atuação da Ouvidoria Municipal como promotora da melhoria contínua de serviços; fortalecer o sistema de monitoramento de políticas públicas, possibilitando o acompanhamento de filas, número de atendimentos e oferta de vagas e outras demandas jundiaienses.
● Suporte Jurídico para pessoas de baixa renda – celebrar convênio para oferta de suporte jurídico direcionado à pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, atuando em regularizações fundiárias e outras áreas como forma de garantir seus direitos fundamentais.
● Agenda Jundiaí 2050 – elaborar e implantar o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo do Município de Jundiaí – Agenda Jundiaí 2050 – com o propósito de empreender um processo de reflexão estratégica e de negociação de prioridades para o desenvolvimento sustentável de longo prazo, constituindo-se em um referencial de desenvolvimento para o município, a sociedade civil, organizações públicas e privadas, com objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública, tornando-a mais eficaz, eficiente e efetiva ao longo do tempo, levando à melhoria dos indicadores sociais, a ampliação da competitividade da economia, a redução da concentração territorial da riqueza e a sustentabilidade ambiental.
VEJA AS CONTAS ELEITORAIS DE PARIMOSCHI E BOCALON PUBLICADAS PELO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL
Inovação
● Criação de uma Agência Municipal de Inovação – promover estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação em Jundiaí, nos moldes das diretrizes apresentadas na lei do Sistema Jundiaí de Inovação.
● Criação de um ambiente favorável à Inovação – instituir no município uma Aceleradora pública; Incubadora pública; Incubação Digital, com ferramentas específicas para MEIs e PMEs; Citylab; Hub de inovação e Sandbox regulatório. Promover a integração da comunidade de inovação por meio de estratégias de gamificação.
● Projeção Nacional de Jundiaí no ecossistema de inovação – incluir Jundiaí no Ranking Global de Startups (StartupBlink), bem como sediar eventos de maior porte.
● Cultura de Inovação e Ensino de Tecnologia – estimular a cultura de inovação e o ensino de tecnologia (considerar a oportunidade de inserção no Plano Municipal de Educação 2025-2035). Criar o “Prêmio Jundiaí de Inovação” e do “Selo Jundiaí de Inovação”.
● API’s de Mobilidade e Serviços Públicos – estruturar a disponibilização de dados abertos para que desenvolvedores possam propor soluções e melhorias para a gestão pública e prestação de serviços aos cidadãos.
● Conectividade e Acesso Social – ampliar a conectividade para a população mais vulnerável do município.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES