Entendo que uma das formas de preservar nosso Planeta Terra, nossos recursos naturais como um todo, fonte e sustentação de toda a vida, é conhecê-lo melhor. Há diversas formas para isso, estudando, contemplando, até mesmo ouvindo, etc.
Há um programa na TV Cultura denominado ‘Planeta Terra’, cuja abertura é ao som de Caetano Veloso, com a música Terra:
Terra, Terra
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?
Também há um sucesso de Guilherme Arantes, Planeta Água. As estrofes dessa música, descrevem os caminhos e a importância das águas:
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta água
Terra! Planeta água
Terra! Planeta água
Na literatura são inúmeras as obras e autores que contemplam as maravilhas de nosso planeta. Um exemplo são os livros de Leonardo Boff, onde podemos descobrir a motivação para a conscientização e atitudes em favor da defesa do meio ambiente. Há também e felizmente inúmeros outros autores.
No livro “A Vida Secreta das Árvores: O que elas sentem e como se comunicam – As descobertas de um mundo oculto”, o autor Peter Wohlleben, procura demonstrar cientificamente que as árvores se comunicam, mantêm relacionamentos e procuram se proteger mutuamente, embora algumas sejam naturalmente mais solitárias, enquanto outras necessitam viver em agrupamentos.
No romance ‘Vidas Secas’, de Graciliano Ramos, publicado há mais de 80 anos, é possível compreender o sofrimento de quem vive no sertão, onde há necessidade de maior equilíbrio ambiental. Nele se revela a importância das chuvas, do clima, do equilíbrio, para que haja mais prosperidade e vida.
Seja em prosa, seja em verso, na história e nos romances, o homem sempre buscou a felicidade. A ciência ajuda a entender melhor a natureza humana, suas ambições e ansiedades. A paciência dos ciclos naturais pode nos ajudar nessa compreensão. Há um tempo certo para cada reação química acontecer, para uma folha cair, uma flor nascer, um broto surgir, uma árvore morrer e assim por diante.
OUTROS ARTIGOS DE CLAUDEMIR BATTAGLINI
PARLAMENTO JOVEM, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE
Além da ciência, as belezas cênicas naturais, a cultura em todas suas formas, nos ajudam na conscientização e nos ajudam a responder como salvaremos nosso Planeta: parando de poluir, de desmatar, de destruir, usando com inteligência e sustentabilidade todos os recursos naturais. No caminho, entenderemos de que não é o Planeta quem precisa ser salvo, mas somos nós mesmos.
“A natureza cura com sua beleza e seu mistério. Deixe que ela o levante com sua maravilha e o faça sentir-se bem.” (Ted O’Neal, ‘Terapia da Natureza’.(Foto: NASA)

CLAUDEMIR BATTAGLINI
Promotor de Justiça (inativo), Especialista em Direito Ambiental, Professor Universitário, Consultor Ambiental e Advogado. Membro da Comissão de Meio Ambiente da 33ª Subseção-Jundiaí da OAB-SP. E-mail: battaglini.c7@gmail.com
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES










