Diz o ditado que a primeira impressão é a que fica… E o novo VW Polo fez bonito. Um carro confortável, bem equipado e muito, mas muito esperto. Test Drive / AutoMotori rodou durante uma semana a bordo da versão Confortline 200 TSI. No dia-a-dia, o hatchback se mostrou um carro de muitas qualidades e, principalmente de personalidade. Na campanha de lançamento do modelo a VW disse: “pode chamar o novo Polo de mini-golf”. Eu vou mais longe, ele consegue reunir as qualidades do irmão maior e entregar mais.

​Mais do que um novo hatch, o novo Polo marca o início de uma nova era para a Volkswagen no Brasil. O carro se apresenta como um novo conceito no mercado, trazendo novidades que buscam atender às expectativas do consumidor. Mais espaço interno, motores eficientes e de alto desempenho, altos níveis de segurança, muita conectividade, avançados recursos de tecnologia e conforto que só são encontradas em veículos de categorias superiores. A responsável por isso tem um nome estranho: Estratégia Modular MQB. Na realidade essa nova plataforma, que é uma espécie de base flexível, permite que a VW desenvolva vários modelos sobre uma mesma base, que combina a estrutura interna e os conjuntos de suspensão, que podem ser combinados com vários tipos de motores e câmbios.

Para implementar a Estratégia Modular MQB na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a Volkswagen investiu R$ 2,6 bilhões. A Estratégia Modular MQB vai dar origem inicialmente a quatro modelos completamente novos, entre eles o sedã Virtus, uma picape média – que será posicionada entre a Saveiro e a Amarok, e um SUV compacto. Todos esses modelos serão comercializados no mercado latino-americano nos próximos anos.

Active Info Display – O hatch é o primeiro Volkswagen a trazer a segunda geração do Active Info Display, o quadro de instrumentos totalmente digital no qual as informações são implementadas via software. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário.

Segurança ativa – O Novo Polo tem freios a disco nas quatro rodas como item de série nas versões TSI. Freios a disco colaboram para melhor performance e proporcionam maior resistência ao chamado “fading”, a perda de eficiência por aquecimento (numa descida de serra, por exemplo).

Entre os recursos de Segurança Ativa proporcionados pela Estratégia Modular MQB está o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, exclusivo no segmento, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual.

Também está entre os recursos de segurança o detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo uma parada para descansar e tomar um café.

Motores eficientes – As três opções de motores disponíveis para o Novo Polo estão entre as mais modernas e eficientes produzidas pela Volkswagen no Brasil. Todos têm bloco e cabeçote feitos de alumínio, além de vários outros recursos para aprimorar sua eficiência energética.

Para as versões Comfortline e Highline está disponível exclusivamente o motor 200 TSI, sempre combinado à transmissão automática de 6 marchas. A versão MSI traz o motor 1.6 de até 117 cv e torque máximo de 162 Nm (16,5 kgfm), combinado à transmissão manual de 5 marchas. O Novo Polo também pode ser equipado com o premiado motor 1.0 MPI de até 84 cv e torque máximo de 102 Nm (10,4 kgfm).

Com o motor 200 TSI, o Novo Polo inaugura uma nova estratégia da Volkswagen – a sigla ‘200 TSI’ (referente a 200 Nm de torque, gerados pelo motor TSI, com tecnologia de turbocompressor e injeção direta de combustível). Essa nova nomenclatura é aplicada na tampa traseira, reforçando o maior torque do segmento de compactos premium, e em baixas rotações.

O motor TSI gera o torque máximo de 200 Nm a partir de 2.000 rpm. Isso garante melhor aceleração com menos trocas de marchas e ajuda a economizar combustível. A potência máxima é de 128 cv (94 kW) com etanol e 115 cv (85 kW) com gasolina a 5.500 rpm. (©Joaquim Rimoli, AutoMotori: www.automotori.com.br)




Comercial da ALFA ROMEO ironiza os carros autônomos

Para marcar o lançamento do Alfa Romeu Giulia, em Israel, os publicitários aproveitaram para ironizar a onda dos carros autônomos. No comercial, o usuário, que acordou de mal humor, quer apenas ir para o trabalho. Mas o sistema de inteligência artificial do carro autônomo não entende o desejo do usuário e cria uma série de situações hilárias.

O argumento do filme se apoia no prazer de dirigir um Alfa Romeo, um carro com uma pegada esportiva e emocional, bem diferente da frieza dos veículos autônomos.

O Giulia, que resgata um dos clássicos esportivos da marca, é o primeiro Alfa Romeo desenvolvido sob a gestão da FCA. Ele foi projetado com a missão de relançar a marca mundialmente. O nome traz de volta à cena o lendário Giulia fabricado entre 1962 e 1978.

O modelo, que deve ser uma das estrelas da FCA no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano, deve desembarcar no Brasil no início do ano que vem. Veja fotos do Alfa Romeu Giulia:

 



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