Nossos Artistas: Dona POMBINHA, o grande sucesso de Eloísa Mafalda

Eloísa Mafalda nasceu em Jundiaí no dia 18 de setembro de 1924. Seu nome verdaeiro é Mafalda Theotto. De família pobre, trabalhou como costureira e auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas. Ali conheceu a alemã Alice Waldvoguel que a ensinou a interpretar. A partir daí, só conheceu sucessos. O maior deles foi dona Pombinha, da novela ‘Roque Santeiro’, exibida em 1985 (veja vídeo abaixo).

https://youtu.be/iYtPjSieO54
O início da vida artística de Eloísa Mafalda aconteceu por acaso. O irmão Oliveira Neto foi para a Tupi-Tamoio, do Rio de Janeiro. Para trazer a irmã, a convenceu a fazer um teste de rádio-teatro. Mafalda fez e foi aprovada, passando a trabalhar em radionovelas da Rádio Nacional e em seguida, foi para a televisão atuar na TV Paulista.

Eloísa Mafalda permaneceu na TV Paulista até o seu término, quando esta foi vendida para a TV Globo, onde a atriz interpretou papéis inesquecíveis na sua carreira como a Dona Nenê da primeira versão de A Grande Família; a Maria Machadão de Gabriela; Dona Mariana em Paraíso; Gioconda Pontes em Pedra sobre Pedra e Manuela em Mulheres de Areia.

OUTRAS MATÉRIAS DA SÉRIE ‘NOSSOS ARTISTAS’

JULIANA KOSSO É VOCALISTA DOS VELHAS VIRGENS

PROJETO GURI: UMA FÁBRICA DE TALENTOS

FÁBIO ZANON, DAS AULAS DE VIOLÃO EM JUNDIAÍ PARA O MUNDO

BIG CHICO: TALENTO, CARISMA, EMOÇÃO E MUITO BLUES

SAIBA MAIS SOBRE A ORQUESTRA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ

CARLOS MARIANO ESTÁ NA TV, TEATRO E CINEMA

Porém, sem dúvida, o seu maior sucesso foi Dona Pombinha Abelha em Roque Santeiro. Conhecida no Brasil todo e no estrangeiro, a antiga secretária, a discípula de Dona Alice, muito se espanta e se comove com seu sucesso. E diz de forma graciosa, simpática, verdadeira: “Tudo aconteceu por acaso. Eu não queria ser atriz. Foi tudo uma brincadeira”.

Estreou no cinema em 1950 no filme Somos Dois. No teatro, estreou em 1965, na peça O Morro dos Ventos Uivantes. Pouco se dedicou à estas áreas de atuação artística. Eloísa Mafalda foi casada com Miguel Teixeira e tem dois filhos. Além dos problemas de memória, convive com as sequelas de uma fratura no fêmur, após um tombo em casa. (fonte: Wikipedia/foto acima: globoplay.globo.com)