A Prefeitura de Itupeva comunicou o Sindicato dos Servidores Públicos que vai fazer todos os esforços para iniciar o pagamento do 13º salário ainda no mês de dezembro. Entre outras razões, o poder público apontou que a dificuldade se dá porque somente neste ano teve de pagar o salário de dezembro e o 13º salário do exercício de 2016, não honrados pelo antigo governo.
Durante reunião entre a Secretaria da Fazenda, Chefia de Gabinete, Secretaria de Gestão Pública e Assuntos Jurídicos com representantes do sindicato, foi explicado que a reserva financeira que poderia ser feita este ano para este fim teve de ser usada no pagamento das dívidas herdadas, principalmente do INSS. Se isso não ocorresse, o município perderia a CND (Certidão Negativa de Débito) e ficaria impedido, por exemplo, de receber recursos estaduais e federais.
De janeiro até agora, já foram pagos pela Prefeitura R$ 29,8 milhões em dívidas contraídas até 2016, entre encargos trabalhistas (folha de pagamento, 13º salário de 2016 e FGTS), fornecedores, precatórios e consignações feitas por funcionários públicos e não repassadas aos bancos pela administração passada.
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Nestes 11 meses de 2017, os salários dos servidores públicos estão em dia, assim como benefícios como a cesta básica e o vale-combustível. Houve necessidade, ainda, de negociação de dívidas antigas com fornecedores para que não fossem paralisados os serviços essenciais e também o parcelamento do débito de R$ 80 milhões com o INSS – cada prestação mensal gira em torno de R$ 900 mil referente a todos os parcelamentos. (foto: assessoria de imprensa de Itupeva)