PRIMEIRO EMPREGO: Vereador quer semana de orientação

primeiro emprego

O vereador Adriano Santana dos Santos apresentará, neste semestre, projeto de lei que cria a Semana Municipal do Primeiro Emprego. Se a proposta for aprovada e sancionada pelo prefeito Luiz Fernando machado, o evento ocorrerá sempre no final de abril. O objetivo, segundo ele, é promover orientação aos jovens sobre emprego e mercado de trabalho por meio de palestras, cursos e orientações aos jovens sobre o primeiro emprego, noções de empreendedorismo, testes vocacionais e elaboração de currículo. Também serão fornecidas informações sobre como tirar a carteira de trabalho. Para Adriano, Jundiaí é carente de políticas públicas neste sentido.

O parlamentar lembra que a Constituição afirma que é dever do Estado assegurar ao jovem o direito à profissionalização bem como promover a sua integração social mediante o treinamento para o trabalho. Ainda na justificativa, Adriano afirma que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que os jovens têm direito à profissionalização e à proteção no trabalho sendo garantida a capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.

“No cenário internacional, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) criou o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, comemorado anualmente em 24 de abril, para destacar a importância de novos profissionais no mercado de trabalho do mundo todo. A data foi instituída para incentivar a contratação de profissionais sem maior experiência, destacando para os empregadores que os jovens profissionais podem acrescentar muito ao mercado de trabalho. Com suas novas ideias, os jovens podem contribuir para a evolução das empresas, servindo também para a descoberta de novos talentos”, argumenta o vereador.

Ele afirma que “apesar da vasta legislação constitucional, infraconstitucional e internacional sobre o dever do poder público em garantir o treinamento para o trabalho e a capacitação profissional ao jovem, Jundiaí ainda não conta com nenhuma política com foco na capacitação e orientação do jovem trabalhador recém-chegado ao mercado de trabalho. Em virtude disso, a “Semana Municipal do Primeiro Emprego” busca criar uma política em sede municipal de grande impacto para o primeiro emprego dos nossos jovens munícipes, em consonância com o que estabelece a Constituição Federal, com a organização da sociedade civil”.(Foto: www.campustalentos.org.br)

VEJA TAMBÉM

SELO EMPRESA ARCO-ÍRIS: PROJETO DEVERÁ RENDER MAIS POLÊMICA…

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS E DIVERSÃO

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI