Dos professores do primário, na Escola Paroquial Francisco Teles, recordo muito pouco, mas me lembro do Toninho, meu vizinho, que estava terminado os primeiros anos do Fundamental, em quem minha mãe confiava para me levar para a escola todas as manhãs e que me ensinou a ser palmeirense.

Admissão ao ginásio com o professor Nathanael e anos finais do Fundamental no Ginásio Rosa. Meu pai o professor José Leme do Prado Filho era o diretor. Ali tive aulas com ótimos professores, mas em especial com a professora Mercedes Cruañes Rinaldi(foto ao lado junto com imagem do meu pai) que me iniciou nas leituras. Na realidade ler já era um hábito desde uma hepatite aos nove anos que me deixou de cama por longos meses. O tratamento recomendava “repouso absoluto” e não me restava muito a fazer de cama senão ler. Mas escrever sobre o que estava lendo só aprendi com ela.
Fiz o ensino médio, colegial científico, no Instituto, hoje Escola Bispo Dom Gabriel(abaixo) com professores muito bons que me preparam para ingresso direto no curso de matemática da PUC de Campinas. Os vestibulares eram concorridos, pois o número de escolas de ensino superior era muito pequeno e estudar longe de casa era uma coisa bem comum.

Venho de uma família de professores, meus avós, meu pai e meus tios, primos e uma irmã, todos dedicados ao magistério. Muitos são, hoje, nomes de escolas na nossa região. Por isso comecei também muito cedo, ainda no segundo ano da faculdade. Na hora do almoço meu pai me disse: “Calce uns sapatos, pois você vai subir comigo para começar a dar aulas”. Como eu vivia usando tênis até os sapatos eu entendi, mas dar aulas? Assim, usando os livros do Osvaldo Sangiorgi, iniciei minha carreira de professor que ainda está em curso.

Depois da graduação, atuando como professor com muitas aulas no Ginásio Rosa, Escola Técnica Prof. Luiz Rosa(acima), iniciei o mestrado na Faculdade de Educação da Unicamp onde conhecia a professora Maria Inês Fini, criadora do ENEM, que é minha amiga até hoje. Como diretor do “Rosa” precisei fazer uma pausa nos estudos em função das mudanças na legislação educacional brasileira, que foram retomados com o ingresso no doutorado na Faculdade de Educação da PUC São Paulo com orientação da maravilhosa professora Maria Cândida Moraes.
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS SOBRE O DIA DOS PROFESSORES
Ao longo das minhas atividades docentes em diferentes níveis e escolas tenho uma satisfação imensa quando encontro ex-alunos que ainda me chamam de professor. Este pequeno gesto de reconhecimento vale por todas as horas de aulas, preparos dessas aulas, correção de provas, planejamentos e todas as atividades que a carreira docente exige. Nunca foi uma tarefa fácil e respeito imensamente todos os que a ela se dedicam, ajudando nossas crianças e jovens a construírem os seus conhecimentos ajudando-os a aprender. Um professor sempre fará diferença na vida de cada um de nós. Um bom dia dos professores!

FERNANDO LEME DO PRADO
É educador
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÃO











