Saiba quais vereadores mais apresentaram PROJETOS no 1º semestre

A Imprensa Oficial de Jundiaí publicou o ranking dos vereadores que mais apresentaram projetos no primeiro semestre deste ano (ao lado). O campeão foi Paulo Sérgio Martins. Márcio Petencostes de Souza e Rogério Ricardo da Silva foram os vereadores que menos projetos fizeram. Eles ficaram atrás de dois suplentes: José Carlos Grapeia e Rafael Purgato. Rogério e Márcio só não perderam para Gustavo Checchinatto, outro suplente.

A divulgação do número de projetos sempre é assunto polêmico na ordem do dia de qualquer Câmara Municipal. É óbvio que quem apresenta mais fica numa situação confortável. Porém, é necessário avaliar o teor de cada uma das propostas para saber se de fato são importantes para a população. Quem ficou atrás no ranking argumenta que fazer projetos é um dos trabalhos dos vereadores. Geralmente alegam que se dedicaram à fiscalização do Executivo, outra atribuição dos parlamentares.

A lista divulgada na Imprensa Oficial divulga apenas nomes, números e tipos de projetos(de emenda à Lei Orgânica, de Lei Complementar, de Lei, de Resolução e de Decreto Legislativo).

Paulo Sérgio Martins apresentou 18 propostas, o que daria três a cada mês. O segundo lugar ficou com Cristiano Lopes e Marcelo Gastaldo. Cada um apresentou 15 projetos. Edicarlos Vieira ficou com o terceiro lugar: 14 propostas.

Na outra ponta da tabela, Cícero Camargo da Silva, Rafael Antonucci e Douglas do Nascimento Medeiros apresentaram três projetos cada. Rogério e Márcio fizeram duas propostas, cada. Os suplentes Grapeia e Purgato apresentaram três projetos cada um no período em que assumiram no lugar dos vereadores titulares. Checchinatto fecha a lista com um projeto.

VEJA TAMBÉM

PREFEITURA FARÁ LEILÃO DE CARROS, MOTOS E EQUIPAMENTOS