Você conhece a árvore QUALEA JUNDIAHY?

Qualea

Que o nome de Jundiaí tem origem numa espécie de peixe, o Jundiá, todo mundo já sabe. Mas, você já ouviu falar que existe uma árvore com o nome Qualea jundiahy? A espécie pode atingir 20 metros de altura. Em 2016, o Jardim Botânico da cidade iniciou o cultivo da Qualea jundiahy, que é chamada também de pau-terra-da-mata.

O crescimento da árvore é muito lento, segundo os especialistas. Além de crescer na região do Corrupira, a espécie foi identificada em manchas de vegetação nativa na região do Jardim Tulipas. Naquela época a árvore não tinha sido encontrada na Serra do Japi.

O cultivo enfrenta desafios e por isto a Qualea jundiahy é rara. De acordo com Harri Lorenzi, na obra “Árvores do Brasil” (que é referência do setor, como também o portal online “Flora do Estado de São Paulo”), o pau-terra-da-mata ou Qualea jundiahy ocorre em florestas semideciduais em altitudes acima de 400 metros (ou seja, não se adapta a áreas encharcadas) e, principalmente, em matas primárias, mais conservadas. E resiste a pouco tempo de armazenamento.

E o nome? Uma das teorias sobre a origem desse nome é que Jundiaí, por ser um dos mais antigos municípios paulistas, foi passagem obrigatória para Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso e de grande parte dos naturalistas europeus nos séculos XVIII e XIX como Spix & Martius, Saint-Hillaire ou Langsdorff.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES