Regional: Vice-governador garante abertura de leitos. Internações crescem

regional

A pedido do município de Jundiaí, o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, avaliou, nesta segunda-feira (8), solicitações de abrangência regional ligadas às áreas de Saúde, Mobilidade e Infraestrutura Urbana. O prefeito Luiz Fernando Machado e seu vice Gustavo Martinelli saíram da reunião, no Palácio dos Bandeirantes, com parecer aprovado para ampliação de leitos exclusivos para a Covid-19, como resultado da parceria entre o Hospital Regional e o Hospital São Vicente.

“Estamos no momento mais crítico da pandemia e temos dedicado todos os esforços para ampliar a estrutura do Hospital São Vicente. A parceria com o Regional é de extrema importância para que os pacientes de maior gravidade tenham acesso aos leitos e à assistência de saúde”, disse Luiz Fernando.

Mais internações – No período de um mês (fevereiro a março), Jundiaí ampliou a estrutura de leitos em 63% entre enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Agora são 134 destinados para os casos suspeitos ou confirmados pela pandemia. O crescimento vertiginoso na solicitação de leitos públicos do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) nos últimos sete dias para casos suspeitos e confirmados de COVID-19, acompanha o aumento no número de atendimentos nos Prontos Atendimentos (PAs) Exclusivos COVID-19 e Unidade Sentinelas de Jundiaí. Em ambos os serviços o crescimento foi de 64%. A Prefeitura de Jundiaí e o hospital realizaram quatro ampliações de leitos sequenciais para o atendimento à demanda no período.

Os dados da atenção básica citados pelo gestor são os números de atendimentos dos PAs Exclusivos COVID-19 e Unidades Sentinela. Entre toda a pandemia, o pico registrado foi na primeira semana do ano de 2021, com 3.045 atendimentos. Nesta última semana, foram 2.832 atendimentos, contra 1.728 há 15 dias. Dado registrado entre os dias 28 de fevereiro a 06 de março já acima da quantidade registrada no pico do ano passado, com 2661.

De acordo com levantamento do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), o tempo médio de internação dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 nos leitos públicos do HSV é de dez dias, sem alteração em relação ao primeiro pico, vivenciado entre os meses de junho e julho. “O que levantou o sinal de alerta foi o crescimento de uma semana para outra em relação à necessidade de leitos. Passou de 59 novos internados entre 22/02 a 28/02 para 97 entre 01/03 a 07/03. Crescimento de 64%. Esse é o mesmo percentual de crescimento nos atendimentos primários oferecidos em Jundiaí”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera. Por isto a parceria com o Hospital Regional é importante.

Mais pedidos ao vice – Outros projetos e obras também foram colocados na mesa de reunião, inclusive com impacto em cidades vizinhas. Participaram do encontro o prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, acompanhado de seu vice, Fernando Pasqualino, e o vice-prefeito de Campo Limpo Paulista, Paulo Favaro, representando o prefeito Dr. Luiz Brás.

Um deles é a licitação para a obra de revitalização da Marginal do Rio Jundiaí em ambos os sentidos, cujo edital deve ser aberto em 15 dias. A obra já era prevista a partir de um convênio assinado em 2018 entre a Prefeitura de Jundiaí e o Governo do Estado de São Paulo. No trecho jundiaiense o investimento é de R$ 3,5 milhões, sendo 1,75 milhão de repasse do Estado e o mesmo valor de contrapartida do município. “Passam muitos veículos ao longo da marginal, de Jundiaí a Campo Limpo”, observa Martinelli. “É uma importante via de ligação entre municípios.”

Para acompanhar as fases da obra, foi montada uma comissão formada pelos prefeitos e vices das três cidades. Neste ano, as Câmaras Municipais de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista enviaram simultaneamente moções de apelo para o Governo do Estado de São Paulo, pedindo pelo início da obra.

Outro projeto levado ao vice-governador durante a reunião técnica foi a implantação de um túnel ligando a Região Sul de Jundiaí ao km 54,5 da Rodovia Anhanguera. O trecho está sob a jurisdição da AutoBAn. “Buscamos com o vice-governador a possibilidade de diálogo com a concessionária, para que ela faça o custeio dessa obra”, explica o vice-prefeito Gustavo Martinelli. “A reunião foi produtiva.”

VEJA TAMBÉM

ENXAQUECAS NA GESTAÇÃO: VEJA VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI