Você já viu de perto um relógio cuco? Estas máquinas são uma verdadeira viagem ao passado. O repórter Rafael Santos, da TVTEC, conversou com Niedijane Lima, que é penduleiro, o profissional que conserta este tipo de relógio. Dê um play!!!
SAIBA MAIS SOBRE O RELÓGIO CUCO
O primeiro relógio cuco que se tem notícia foi o Black Forest Cuckoo Clock, desenvolvido há quase 300 anos. A história do nascimento não é muito clara. O que se sabe é que um vendedor ambulante chamado Franz Kettler buscava vidros artesanais na Floresta Negra para vender em países estrangeiros como em Böhmen (atualmente República Tcheca). Isto ocorreu em 1738. Ketterer, da vila de Schönwald, construiu um cuco para o seu relógio e inseriu o som do pássaro. A forma de fazer o áudio continua a mesma até hoje: dois foles enviam ar através de um tubo (semelhante aos antigos órgãos de igreja), gerando assim o canto desejado.
Em pouco tempo, o relógio cuco ganhou fama e popularidade na Alemanha e cada cidadão passou a desejar ter o seu próprio exemplar. Como naquela região nevava muito, os habitantes locais tiveram tempo de sobra para desenvolver seus próprios relógios Cuco artesanalmente. Com isso, apareceu uma variedade rica de estilos e esculturas. Há registros que relatam que chegou a haver competição entre os moradores locais para ver quem criava o relógio mais original e bonito.
Em 1808 já existiam mais de mil relojoeiros registrados nos distritos de Triberg e Neustadt, sendo que em cada uma, cerca de 10% dos seus habitantes estavam envolvidos no processo direto de criação do relógio Cuco. Em 1850, foi fundada a primeira escola para ensinar como produzir as peças em Furtwangen, lá se ensinava matemática, desenho e o que mais fosse interessante para o processo.(Fonte: http://blog.kukos.com.br)
VEJA TAMBÉM