Relembre a RUA XV DE NOVEMBRO de antigamente em 9 fotos

rua xv de novembro

O dia 15 deste mês marca a Proclamação da República. Em Jundiaí, para celebrar a data, temos a rua XV de Novembro. Na rua XV de antigamente existiam estabelecimentos importantes e que até hoje são lembrados. É o caso do Hospital Paulo Sacramento(foto), que ficava no número 865. Quem não se lembra do plano de saúde desta instituição? O Jundiaí Clínicas! Hoje, o imóvel é ocupado por outro grupo médico.

A rua XV de Novembro teve um gigante, a fábrica de fósforos Andrade Latorre, um dos ícones do empreendedorismo local e que ficou conhecida em todo país. Em 1944, a Andrade Latorre sofreu um grande incêndio. Em 58 dias, as atividades foram retomadas. Entre as décadas de 1950 e 1960, foi considerada uma das maiores fabricantes de fósforos do mundo. A empresa foi fundada por Luiz Latorre que em 1952 foi eleito prefeito da cidade.

A Eletroradiobraz era um dos supermercados preferidos dos jundiaienses nos anos 1970 e 1980. Depois veio a união empresarial com o Jumbo, outro queridinho dos consumidores. Em Jundiaí, o Jumbo ficava no comecinho da rua Coronel Boaventura Mendes Pereira. A Eletroradiobraz, na rua XV. Era uma época em que Jundiaí não tinha shopping. Além de fazer compras, os jundiaienses daquela época aproveitavam para literalmente passear pelos seus corredores. Hoje, os dois imóveis são ocupados por outros supermercados.

Conhece o Complexo Argos? Esta é a fachada da antiga Argos industrial que faz fundos com a rua XV de Novembro. A foto é de Célio Prado, tirada em 1988.

Mais um ícone que foi ponto de referência por décadas na rua que homenageia a Proclamação da República: A Sociedade Esportiva Jundiaiense. Com suas quadras e piscinas fez a alegria de muita gente. Quem frequentou os bailes de carnaval, que lotavam a quadra principal, não se esquecerá jamais. A sede central da Esportiva foi demolida e virou um condomínio. O clube conta ainda com sede de campo, no Mato Dentro…

Impossível esquecer o Gordon, cujo terreno deu lugar para um condomínio. Se você tinha carro e namorada, o Gordon – que servia um dos melhores lanches de Jundiaí – era a pedida certa para o fim de noite…

Rua XV de Novembro nº 60, em 1910. O casarão foi demolido e hoje, neste lugar, está o prédio da Congregação Cristã do Brasil.

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

Pertinho da rua que comemora a Proclamação da República, numa viela que a liga à avenida dos Ferroviários, a casa de madeira que abrigava os funcionários da Estrada de Ferro Ituana, que depois virou Sorocabana. Os mais antigos contam que neste local, na linha de trem, é claro ocorriam as manobras das locomotivas. Isto lá pela década de 1970. Era o ‘Triângulo de Reversão”. Ali também ocorriam a manutenção e abastecimento das locomotivas a vapor e depois movidas a diesel.

VEJA TAMBÉM

MATRÍCULAS NO ROSA: VEJA O QUE A ESCOLA TEM E FAÇA AGENDAMENTO

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI