Desde pequenos apreendemos a falar, escrever, ler, pois estes fazem parte do nosso processo de comunicação. Porém, mas o que poucos entendem que saber ouvir possui um papel tão importante quanto os demais.É comum nos nossos relacionamentos cotidianos, pessoas trocarem confidências. E, se você parar para observar, verá que quando contada alguma situação, colocamos o nosso julgamento, nossas experiências em primeiro plano, para respondemos. Nosso cérebro busca similaridade no que está sendo dito com algo que já passamos ou até mesmo baseado em nossas crenças e valores. Muitas vezes, na ânsia de ajudarmos, acabamos por falar ou até mesmo inverter os papéis. E quem está falando acaba por passar uma demanda para quem na verdade deveria apenas estar ouvindo.Fato é que ouvimos para responder e não para compreender o que o outro está dizendo. Ter escuta empática é difícil, mas vale muito a pena, para que tenhamos uma comunicação clara e assertiva. Muitas vezes nos magoamos com o que foi dito, porque colocamos os nossos sentimentos, a nossa compreensão no lugar do verdadeiro entendimento do que está sendo falado. Muitos desentendimentos acontecem por conta desse fator, que pode levar a situações que geram grande desconforto para os envolvidos. Quantas vezes não ouvimos frases como: “Não foi isso que eu quis dizer” ou “você entendeu errado”.Ouvir significa abster-se de julgamentos e atentar ao que está sendo transmitido; sair de si, ao que você faria para se colocar no lugar da pessoa. Na maioria das vezes não sabemos como dizer algo, e quando deixamos a pessoa falar, damos a ela a oportunidade de se ouvir também. Assim, ela consegue transmutar o que está sentindo. Muitos líderes nas organizações usam a escuta como técnica em feedback, resolução de conflitos, pois o beneficio é tão grande que conseguem extrair o que o profissional está passando e assim ajudar e desenvolver seu potencial.OUTROS ARTIGO DE ROBERTA PERESONDE MORAM SEUS SONHOS?A EMPRESA ANALISA O CANDIDATO. E O CANDIDATO DEVE ANALISAR A EMPRESADESENVOLVIMENTO DAS PESSOASExiste uma competitividade excessiva no que diz respeito a sermos donos da razão, mas, não somos soberanos do que queremos dizer; pode ser que ambos estejam certos ou errados, ou ambos possuam fragmentos de razão. Esse sentimento de posse da verdade faz com que as pessoas se ensurdeçam em meio a conversas em qualquer situação. Independente de posição econômica, social, a escuta traz para você a oportunidade da troca de experiência, conhecimento do próximo e de outros pontos de vista. Vale ressaltar que você não precisa apenas saber ouvir, mas ao expressar a sua opinião, peça permissão à pessoa e fale com toda empatia, amor, e livre de julgamentos. Como diz a sabedoria oriental: “Deus deu ao homem dois ouvidos, dois olhos e uma boca para vermos e ouvirmos duas vezes mais do que falamos”.
ROBERTA PERESFormada em Gestão de Recursos Humanos, Eneagrama, conhecimento em técnicas de PNL, com carreira desenvolvida em liderança e desenvolvimento humano. Foto principal: clinicalusoespanhola.com
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