Galdino pede exoneração. Coimbra assume interinamente Secretaria de Serviços Públicos

secretário

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Jundiaí, Marcos Galdino, pediu exoneração do cargo ao prefeito Gustavo Martinelli (União Brasil) nesta terça-feira (14), segundo o jornalista Flavio Gut, do Oa. O desligamento ocorre em meio ao prolongamento da crise política entre o prefeito e o vice-prefeito Ricardo Benassi (PSD), de quem Galdino é aliado próximo. A pasta será conduzida, interinamente, por Jeferson Coimbra, que acumulará a Secretaria de Habitação Social(mais informações abaixo)

Engenheiro civil com 46 anos de experiência na área de obras públicas, Galdino construiu a carreira atuando em projetos de infraestrutura ligados ao setor público e à administração municipal. Ao longo de quase cinco décadas de trabalho, colaborou com as gestões de sete prefeitos da cidade e participou de iniciativas como o Plano Comunitário de Pavimentação durante a gestão de André Benassi, quando foram executados quase dois milhões de metros quadrados de pavimentação.

Antes de integrar o governo atual, prestou serviços por 12 anos à concessionária AutoBan, responsável pela conservação e pavimentação das rodovias Anhanguera e Bandeirantes.

De acordo com o Oa, a saída do secretário é um novo capítulo da disputa política entre Martinelli e Benassi, que se intensificou desde agosto, quando o prefeito promoveu uma ampla reforma administrativa no primeiro escalão.

As mudanças, publicadas no Diário Oficial de 28 de agosto, resultaram na saída de quatro secretários — entre eles o próprio Benassi, que acumulava as pastas de Governo e Finanças — e na nomeação de novos titulares alinhados ao prefeito.

A reestruturação atingiu diretamente nomes ligados ao vice-prefeito, como Edney Duarte Junior (Negócios Jurídicos e Cidadania) e André Ferrazzo (Planejamento Urbano e Meio Ambiente), e mostrou um sinal claro de distanciamento político.

Nos dias seguintes à reforma, Martinelli e Benassi divulgaram um vídeo conjunto negando divergências e afirmando manter uma relação de cooperação “em nome de Jundiaí”.

Apesar do gesto público, o afastamento entre os dois vem se tornando evidente em decisões administrativas e na ausência do vice em compromissos oficiais do Executivo.

Em entrevista concedida ao Oa à época, Benassi reconheceu não concordar com as trocas feitas no secretariado, mas afirmou que “a cidade não pode parar” e que continuaria contribuindo com a gestão “de outra maneira”.

Jeferson Coimbra(foto ao lado), que também permanece à frente da Secretaria de Habitação Social, passa a conciliar as duas pastas, assumindo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP). Ele terá como missão ampliar as políticas públicas da área, garantir a continuidade dos projetos em andamento e promover melhorias constantes nos serviços prestados à população jundiaiense.

“Assumo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos com muita vontade e projetos para melhorar a qualidade de vida do cidadão jundiaiense. Vamos dar continuidade aos trabalhos que estão em andamento e aprimorar ainda mais os serviços oferecidos, como o mutirão ‘Quem Ama, Cuida’, que leva zeladoria e conservação a todos os bairros da cidade. Além disso, temos pela frente revitalizações importantes que vão tornar Jundiaí uma das cidades mais estruturadas do Brasil. A equipe é excelente, comprometida e preparada para fazer mais com menos”, destacou Coimbra.

Sobre o novo secretário – Formado em Gestão e Produção Industrial, Jeferson Coimbra possui mais de 14 anos de experiência no setor imobiliário, com atuação em corretagem, habitação, construção, vendas e planejamento de empreendimentos residenciais e comerciais. É administrador e proprietário de uma imobiliária, além de atuar como perito e assistente técnico judicial, elaborando laudos e perícias na área imobiliária.

Atualmente, é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Várzea Paulista e membro do Conselho de Desenvolvimento Urbano (Condeurb) e do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema). Ao longo de sua trajetória profissional, coordenou projetos de construção de loteamentos e condomínios residenciais, administrou conflitos entre empresas e comunidades e representou órgãos públicos na busca de soluções para demandas habitacionais.(Atualizada às 10h10 de 15/10/25)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÃO