SEGUNDO TRIMESTRE deverá ter corrida ao PAT Jundiaí

SEGUNDO TRIMESTRE

Comparando janeiro deste ano ao de 2018, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jundiaí gerou menos vagas. Em compensação, mais pessoas conseguiram emprego no último mês. A expectativa é de que o PAT seja ainda mais procurado a partir do segundo trimestre deste ano.

O Jundiaí Agora entrevistou o diretor de Fomento ao Comércio e Serviços da Prefeitura de Jundiaí, Júlio César Durante, que fez uma análise dos números relativos à geração de vagas de emprego na cidade:

Quantas vagas de emprego foram disponibilizadas pelo PAT em janeiro deste ano?

Foram 247 no total

E em janeiro do ano passado?

371. Mas é importante destacar que a oferta de vagas sofre uma variação sazonal que é comum, especialmente nos primeiros meses do ano.

Quantas foram preenchidas nestes meses?

Em janeiro do ano passado, 51 vagas preenchidas. Já no mês passado, 101.

Quais os setores que mais requisitaram vagas nestes meses?

Em janeiro de 2018, o setor de Serviços(logística, segurança, limpeza, home care), foi responsável por 80% dos pedidos. O comércio, necessitando de atendentes e fiscais de loja, veio logo em seguida, com 16%. A indústria, principalmente os setores de injeção de plástico e manutenção eletromecânica, 3%. O segmento de empregos domésticos ficou com 1%

E janeiro deste ano?

Novamente tivemos o setor de serviços liderando os pedidos de trabalhadores no PAT de Jundiaí, com 90% das requisições. O comércio, no mês passado, ficou com o segundo lugar(5%), procurando atendentes e auxiliares de estoque.  A indústria empatou com o comércio. Desta vez necessitava mais de funcionários para o setor administrativo, mecânicos de manutenção e auxiliares de produção.

Quais as profissões que mais preencheram vagas em janeiro de 2018?

Em Serviços, logística e limpeza; no comércio, atendentes de supermercado e na indústria, funcionários para departamentos administrativos.

E em janeiro passado?

Serviços, com funcionários para logística, cozinha e limpeza, manutenção e mecânico de refrigeração. No comércio, repositores de mercadoria, padeiros e açougueiros. A indústria contratou muitos mecânicos de manutenção

Quantas pessoas procuraram o PAT em janeiro de 2019?

4.039…

LEIA TAMBÉM

HOJE: COMÉRCIO ABERTO ATÉ 18 HORAS COM DIREITO A EXPRESSO DA ALEGRIA

E em janeiro de 2018?

4.867.

Quais expectativas a curto, médio e longo prazo?

Com a mudança de Governo Federal, a expectativa de empresários e consumidores é muito positiva, o que reflete também na cidade.

Empresas devem contratar mais?

Há uma forte expectativa sobre um aumento razoável da oferta de empregos a partir do segundo trimestre deste ano.

Quais segmentos deverão procurar mais mão de obra nos próximos meses?

Acreditamos que bens de consumo, manufaturados e construção civil.

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA!!!