Até abril de 2023, Jundiaí terá o Plano de Segurança da Água, que começa, a partir de março deste ano, a ser desenvolvido pela DAE. O documento avaliará a qualidade da água em seu percurso, dos mananciais ao cliente final, indicando se há riscos de contaminação e em qual etapa do processo (captação, tratamento ou distribuição) os mesmos se encontram.
O estudo será realizado pela empresa Hidrosan Engenharia. O objetivo é garantir que a água distribuída não ofereça risco à saúde pública e apresente padrões de qualidade uniforme. A elaboração do Plano atende às orientações do Ministério da Saúde.
A DAE já avalia a qualidade da água por meio do Laboratório de Controle de Qualidade, localizado na sede da empresa, na Vila Hortolândia, e de laboratórios instalados nas Estações de Tratamento de Água. O investimento no Plano de Segurança da Água é de R$ 420 mil.
O Laboratório de Controle de Qualidade é certificado pela ISO/IEC 17025, uma norma técnica internacional que rege a gestão de qualidade de laboratórios. O selo confirma a competência técnica, a imparcialidade e a precisão dos resultados realizados pela empresa.
Por mês, são 300 coletas de água, com amostras obtidas em mananciais e cavaletes (torneiras) de casas, comércios, indústrias, escolas, Unidades Básicas de Saúde, hospitais e terminais rodoviários, que geram duas mil análises.
Os resultados são conhecidos pela população por meio das contas mensais de água e do Relatório Anual de Qualidade da Água, distribuído no início do ano e disponível no site da DAE.
VEJA TAMBÉM
ANHANGUERA: PREFEITURA DE JUNDIAÍ APRESENTA PRIORIDADES PARA TRANSPOSIÇÕES
EGP LANÇA PRIMEIRO CATÁLOGO DE CURSOS
RADARES: QUASE 76 MIL MULTAS E REDUÇÃO DE ACIDENTES
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI