A Semana do Bebê e da Semana do Aleitamento Materno de Jundiaí (#SMAMJUNDIAI2021) será realizada até o dia 7 de agosto com atividades on-line e participações de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura. Além de abordar o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada” de modo intersetorial, a proposta do evento será a de incentivar o aleitamento materno, por meio de depoimentos e palestras com especialistas no tema. Em Campo Limpo Paulista, a programação da Semana do Bebê também será extensa(veja abaixo). A cidade foi escolhida para organizar o III Congresso Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância. O evento será ainda neste semestre.

A programação se concentrará em como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos, e o imperativo de proteger a amamentação em todo o mundo. O tema está alinhado com a área temática 2 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que destaca os vínculos entre amamentação e sobrevivência, saúde e bem-estar de mulheres, crianças e nações. Os objetivos da Semana do Bebê são informar sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; articular-se com indivíduos e organizações para maior impacto; e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.

O evento inaugural será nesta segunda-feira(2), às 10h, com a abertura da Semana do Bebê, organizado pelo Comitê Gestor Regional do Programa SP pela Primeiríssima Infância (SPPI), com as participações especiais do Nenê do Zap e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A abertura será transmitida nos canais do YouTube e do Facebook do Comitê Regional Primeiríssima Infância (SPPI).

Já na quarta-feira (4), às 9h30, a Prefeitura de Jundiaí realiza a live com o tema “Amamentação é proteção. O evento será transmitido pelas redes sociais da TVTEC e da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Para esse encontro estão previstas as participações: do prefeito Luiz Fernando Machado, que irá compartilhar as iniciativas da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças para a amamentação; a pediatra Márcia Borges, que irá abordar a amamentação e a imunização contra a Covid-19; a educadora Ana Tereza Gavião, que irá tratar da importância da família e da rede de apoio; a médica e articuladora do SP pela Primeiríssima Infância Gerusa Moura; a supervisora escolar Fabiana Bolsari, que vai abordar a importância da continuidade do aleitamento exclusivo após o ingresso da criança em creche; e a mãe e escritora Gabrielle Gimenez, autora do livro “Leite Fraco?”.

Na sexta-feira (7), às 10h, o Hospital Universitário de Jundiaí comandará uma live, sobre o tema “Amamentação e sustentabilidade”. O evento será transmitido pelo Zoom e contará com as participações das seguintes profissionais: Marcela Bionti, nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano de Jundiaí; Leslie Zonho, supervisora de enfermagem na maternidade do HU e idealizadora do IHAC; Tatiana Fávaro, idealizadora da Rede Ativista de Criação Consciente Criar Filhos; Sandrelle Martins Morais Reis, enfermeira BLH e Isabelle Fracaroli, colaboradora do setor de compras do HU.

A programação segue no dia 13 de agosto, com o Seminário Proteger a Amamentação, que será realizado pela plataforma Zoom, das 9h às 14h. Além de profissionais da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), o evento é voltado aos demais profissionais do Comitê ampliado da Primeira Infância da Prefeitura. Os interessados podem se inscrever até as 8h do dia do evento por meio de formulário on-line.

Participam do Seminário: Rosana Divitiits, da Rede Internacional em Defesa dos Direitos de Amamentar (IBFAN), que irá falar da proteção e potencialização do Aleitamento; Marcela Bionti, do Banco de Leite, para falar da importância do aleitamento materno exclusivo; a medida Stela Tavolieri de Oliveira, professora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), para tratar de pesquisas científicas sobre o tema; além de apresentação cultural de Baby Fusion e de uma roda de depoimentos de pedagogas, enfermeiras e psicólogos.

Mais atividades – Ao longo da programação estão previstas atividades virtuais e interativas pela série “Pílulas de Tetê”. O conteúdo será compartilhado nas redes sociais da TVTEC, da UGC e do SPPI, além de grupos de WhatsApp dos usuários, por meio das hashtags #smamjundiai2021 e #sbbjundiai2021.

Para esta Semana do Bebê e Aleitamento estão previstas também atividades de Yoga e de consciência corporal e de respiração com Ana Pasqual; relatos de usuárias; informações sobre aleitamento e cuidados afetivos com os bebês; além de apresentações artísticas pela UGC. Serão também transmitidos vídeos institucionais nas redes de televisões dos equipamentos públicos municipais, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Campo Limpo – A Semana do Bebê é uma das principais estratégias da Prefeitura de Campo Limpo para assegurar a atenção adequada às crianças de até três anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade, tanto para a gestão, quanto para o Comitê Gestor Regional do Programa SP pela Primeiríssima Infância (SPPI). E, entre os dias 02 a 08 de agosto, a Prefeitura e o Comitê farão uma programação interativa (ao lado) que abordará diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento dos bebês.

A cidade anfitriã escolhida para essa 10ª edição foi Itatiba, que irá inaugurar o evento hoje(2), às 10h com transmissão pelo YouTube, clicando aqui. A abertura da Semana do Bebê contará com as participações especiais das Secretarias de Educação de Campo Limpo Paulista e Itatiba e com os profissionais representantes do programa: Primeiríssima Infância de Campo Limpo Paulista.

VEJA TAMBÉM:

REPOSIÇÃO DE VITAMINAS PARA GESTANTES: VEJA VÍDEO COM GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI