SERVIDORES: Projetos de aumentos de 1,6% são excluídos da pauta

servidores

Depois da pressão de dezenas de servidores, os vereadores de Jundiaí excluíram da pauta – por unanimidade – os projetos que reajustam os salários do funcionalismo da Prefeitura e Câmara Municipal. Eles se reuniram na tarde desta segunda-feira(8) para votar a proposta do prefeito Luiz Fernando Machado e da própria mesa diretora do Legislativo. Em ambos projetos, o reajuste seria de 1,26% a partir de 1º de janeiro deste ano.

Logo no início, os vereadores suspenderam os trabalhos para se reunirem com uma comissão de funcionários públicos. Depois, quando os trabalhos foram retomados, alguns deles confessaram na tribuna que a conversa com os servidores foi fundamental para a decisão de excluírem os dois itens da pauta. Na prática, a retirada quer dizer que os projetos voltarão a ser negociados pela Prefeitura e Câmara. A expectativa dos servidores é que o reajuste concedido seja maior do que 1,26%

CLIQUE AQUI E LEIA O PROJETO DO PREFEITO NA ÍNTEGRA

CLIQUE AQUI E LEIA O PROJETO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA

Em meio a vaias e gritos, Luiz Fernando Boscolo, diretor de Orçamento da Prefeitura, afirmou que “existe uma preocupação muito grande neste governo em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal”. Dirigindo-se para o plenário lotado, Boscolo – que foi convidado pelos vereadores para fazer esclarecimentos sobre o projeto do prefeito – disse também que “tenho certeza que aqui há muitas pessoas mal-intencionadas. O impacto deste projeto é de cerca de R$ 30 milhões por ano. Dentro desta proporção corremos o risco de termos problemas orçamentários. A arrecadação está mais frágil desde 2023”. Neste momento, ele foi interrompido pela multidão e não conseguiu mais falar.

Em seguida, o vereador Faouaz Taha foi à tribuna e adiantou que os vereadores tinham decidido, durante a reunião com a comissão de servidores, que iriam excluir os itens da pauta. “Assim teremos mais tempo para discutir os projetos entre vocês, servidores, o Executivo e a Câmara”, comentou. O vereador Edicarlos Vieira elogiou a mobilização dos funcionários públicos. “Esta é uma vitória de vocês, de todos nós. Vocês não cansaram, não desistiram um minuto. É justo falar que Jundiaí é uma das melhores cidades do Brasil, mas o servidor precisa ser reconhecido”.

A vereadora Quézia de Lucca lembrou que os servidores públicos não podem ser tratados como números. “Eles merecem reconhecimento. É preciso garantir os direitos de vocês, que têm o meu apoio”, explicou. Os vereadores Dika Xique Xique, Romildo Antônio, Madson Henrique, Val Freitas e Paulo Sérgio Martins também elogiaram a mobilização dos funcionários públicos, reclamaram do tempo escasso para analisar os projetos(apresentados na última sexta-feira, dia 5) e cobraram a participação do sindicato da categoria.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES