O ex-prefeito Pedro Bigardi divulgou no final da tarde desta quinta-feira(16) que não disputará as eleições para a Prefeitura de Jundiaí, em outubro deste ano(veja vídeo abaixo). Ele será candidato a vereador pelo PCdoB. Bigardi disse que a decisão foi tomada depois de muitas conversas com a família, amigos e com a direção do partido. A possibilidade de que Bigardi pudesse ser candidato à Câmara vem sendo ventilada desde o início de março. Na ocasião, ele negou de forma veemente esta possibilidade ao Jundiaí Agora. Ele se colocou como pré-candidato à Prefeitura pelo PCdoB. Ele disputaria com Arthur Augusto(PT). Os dois partidos formam federação, junto com o PV. Ao que tudo indica, a saída do ex-prefeito da corrida eleitoral abre caminho para que a federação apoie o ex-prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon(PSB), que conta com o apoio do PDT.
No vídeo, Bigardi explica a importância das Câmaras. “Os vereadores não podem ter rabo preso com os governos. Eles fiscalizar e atuar de forma independente. As Câmaras Municipais precisam ter postura nova, representando os anseios da população. Esta decisão foi tomada como muita serenidade e convicção”, disse Pedro, que também já foi deputado estadual.
Aparentemente, a decisão de Bigardi demonstra que a pré-candidatura de Ricardo Bocalon contará com o apoio da federação formada pelo PT-PCdoB-PV. No último dia 12, o JA publicou matéria informando que o apoio vinha sendo costurado através de reuniões com o professor Oswaldo Fernandes, do PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin. Ou seja: Bocalon contaria com a bênção de Alckmin enquanto o PT de Lula já afirmou que apoiará candidatos que tenham chances de ganhar.
Fora deste bloco de partidos da esquerda estão a Rede Sustentabilidade e o PSOL, que formam federação também. O primeiro partido definiu que o historiador Felipe Pinheiro é o pré-candidato às eleições. O PSOL, por outro lado, divulgou que terá o professor Higor Codarin como pré-candidato.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES