O mês de setembro é sempre especial, período que marca mobilizações por diversas causas e em todo o mundo. É o caso da campanha do ‘Setembro Amarelo’, instituída na cidade por lei de minha autoria desde 2017, em que discutimos a necessária prevenção do suicídio. Além desse marco, também abordamos as questões de trânsito com a Semana Nacional do Trânsito lembrada em setembro; a campanha do ‘Setembro Verde’ – criada por colega vereador da Câmara – que discute a luta das pessoas com deficiência; as ações do ‘Setembro Dourado’ pela prevenção do câncer infantojuvenil e, por último e não menos importante, falamos sobre o ‘Setembro Azul’, campanha que dá visibilidade às questões da causa auditiva. Em relação a esse tema especificamente, também sou autor da lei que incluiu no Calendário Oficial de Eventos, a corrida ‘AT RUN – Para que os surdos falem’, realizada pela Ateal de Jundiaí, que presta serviços essenciais ao público com deficiência auditiva em toda Região. A corrida, aliás, aconteceu no último domingo do mês e, mais uma vez, trouxe à tona a importância de valorizarmos o trabalho da entidade.
Setembro, portanto, nos deixa com lutas a continuar: de prevenções à participação política. Digo participação porque todos esses temas dependem do envolvimento de todos nós para que sejam discutidos ao longo de todo o ano e não somente nas datas que reforçam a importância dos debates. Temos que, a cada ano, sentir o avanço desse engajamento, mesmo que seja mínimo – o importante é que seja acumulativo, progrida e cresça. Em relação ao ‘Setembro Amarelo’, por exemplo, é uma satisfação ver mais pessoas falando sobre o tema, procurando ajuda ou simplesmente se atentando à campanha. Desde 2017, quando criei o ‘Dia Municipal de Prevenção do Suicídio’ (10 de setembro), a prefeitura abraça sempre mais a causa com evento anual que lota o Teatro Polytheama; na Câmara Municipal, neste ano, também fizemos ampla programação que permitiu palestra aos servidores da Casa e evento realizado em parceria com o Parlamento Jovem para dar voz e ouvidos aos adolescentes de nossa cidade, no último dia 26. Todo esse espaço alcançado nos poderes Executivo e Legislativo se dá pela luta incansável dos voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Jundiaí que chamaram a atenção pública para essa causa que acolhe tantos e, agora, parcerias frutíferas entre sociedade civil e governo.
Portanto, sem que sejamos provocados a olhar para alguns temas, muitas vezes – como agentes públicos –, não olhamos de fato. É nosso dever estarmos atentos e prontos para ouvir, mas é necessário também que sejamos procurados, cobrados, estimulados. Como presidente da Câmara e autor da lei, fico imensamente honrado de ter sido procurado pelo CVV e ter me inserido nesta luta com todo empenho. Assim como eles, tantos outros assuntos discutidos pelo Legislativo são oriundos da participação honesta da população ou deveriam ser. Com esse intuito, de aproximar as pessoas e suas causas do Legislativo, criamos o ‘Câmara Viva’, cuja segunda edição também aconteceu neste mês de setembro para abordar questões femininas, chamar mulheres à mesa do debate para que elas pudessem colocar seus desafios e necessidades em políticas públicas.
Espero, portanto, com tais atividades na presidência da Câmara e em meu mandato como vereador, mostrar sempre que as portas estão abertas e, com essa abertura, chamar todos à participação genuína. Sem ela, não avançamos em nenhuma pauta, não levamos ao dia a dia a aplicação das leis, a conscientização sobre temas, a discussão de novas políticas que estejam próximas dos seus reais afetados. Que setembro nos guie para todos os outros meses de abertura e transparência, de criação, trabalho e disponibilidade à solução de nossos gargalos sociais, econômicos e políticos.
FAOUAZ TAHA
É vereador na Câmara de Jundiaí pelo PSDB, eleito pela primeira vez nas eleições de 2016. Tem 30 anos. Atualmente é líder do governo municipal na Casa de Leis, além de presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desporto, Lazer e Turismo do Legislativo. Nascido em Jundiaí, Faouaz é formado em Educação Física pela ESEF e tem pós-graduação em Fisiologia do Esporte pela Unifesp. Antes de ser vereador, teve experiência na gestão pública com participação na Secretaria de Esportes
VEJA TAMBÉM
FISK DA VILA VIRGÍNIA: LAURINHA PARECE GENTE GRANDE FALANDO INGLÊS
CONHEÇA O CAFÉ FILOSÓFICO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
POR QUE AS MULHERES TÊM PERDA DE MASSA ÓSSEA, GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD?
QUER MORAR NUM CONDOMÍNIO TOP? CHAME O CORRETOR CAMPOS SALLES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES