Jundiaí ganhou mais um prêmio de Cidade Inteligente. Desta vez foi o ANCITI Awards 2023: Celebrando a Excelência em Tecnologia e Transformação Digital nas Cidades, ficando em primeiro lugar na categoria ‘Municípios de até 500 mil habitantes‘. A premiação aconteceu durante o Smart Gov Brasil, evento organizado pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti).
“A Prefeitura de Jundiaí investe em tecnologia para entregar, cada vez mais e melhor, os serviços aos cidadãos. Uma Cidade Inteligente é aquela que agrega crescimento, desenvolvimento e humanização. O reconhecimento nacional das inovações implementadas reforça que o caminho traçado desde 2017 foi certeiro”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.
O Smart Gov Brasil é um encontro de lideranças de todo o país para discutir projetos e soluções digitais que levam mais qualidade de vida e eficiência aos municípios brasileiros. A Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) está participando do encontro com os líderes de todo o Brasil e representou a Prefeitura de Jundiaí. O tema deste ano é ‘Desafios e Estratégias Inovadoras para Alavancar as Finanças Públicas’.
Toda avaliação das cidades participantes do Smart Gov Brasil foi feita pela plataforma Bright Cities, que analisa a performance de dez áreas da gestão urbana: Governança, Educação, Saúde, Urbanismo, Meio Ambiente, Segurança, Mobilidade, Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação de uma cidade utilizando dados obtidos a partir de 170 indicadores.
Todos os indicadores utilizados pela plataforma estão alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e com as normas técnicas da ISO. Os dados, capturados e atualizados por meios de fontes oficiais de maneira automática, são obtidos exclusivamente por meio de fontes oficiais e provenientes de bancos de dados públicos. “As ferramentas que a CIJUN tem desenvolvido para a Prefeitura de Jundiaí são essenciais para a gestão estratégica de recursos, acompanhamento dos trabalhos, serviços e obras, além de promover serviços na palma da mão do cidadão. Isso proporciona a eficiência e a eficácia na gestão. Ser uma cidade inteligente é oferecer agilidade, segurança e serviços de qualidade”, comemora o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Certificação – Neste Dezembro Vermelho – dedicado à conscientização sobre o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) -, Jundiaí foi certificada pela Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, concedida pelo Ministério da Saúde (MS). A conquista – um marco para a cidade – é fruto da conjunção de esforços para prevenção, diagnóstico e tratamento de ISTs/HIV, aliada a assistência adequada durante o pré-natal. Neste ano, apenas 27 munícipios alcançaram os indicadores para certificação e um município para recertificação e, nesta sexta-feira (8), participam da premiação oficial, em Brasília.
Os municípios certificados passaram por minucioso processo, onde foram avaliados dados epidemiológicos, assistenciais e de direitos humanos, além de políticas no manejo das gestantes, puérperas e crianças vivendo com HIV. Também foram efetuadas vistorias in loco. Em agosto, os integrantes da Equipe Nacional de Validação do MS conheceram o trabalho desenvolvido na Atenção Básica, a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada, no Departamento de Vigilância em Saúde, no Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas (AMI), nos Consultórios de Rua e no Hospital Universitário (HU).
Jundiaí, além de ofertar assistência completa a partir do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) IST/HIV, do AMI e da Atenção Básica, dispõe de um Grupo de Trabalho Intersetorial de Investigação à Transmissão Vertical do HIV, responsável pela investigação e discussão de todos os casos da cidade, e da comissão Flores de Lótus, rede de cuidados intersetoriais às gestantes usuárias de álcool e/ou outras drogas, vinculada à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social.
A cidade, desde agosto de 2022, ainda conta com a plataforma “Alertas Primeira Infância”, que aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, cruzando os dados, inclusive sobre a necessidade de algum exame, como o de HIV, que a gestante não tenha efetuado, e emite alertas que permitirão a busca ativa e a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES