Fenômeno de popularidade no Brasil, país de dimensões continentais e com uma população que ultrapassa a casa dos 200 milhões de habitantes, as apostas esportivas online ultrapassaram barreiras e se tornaram um caso de sucesso na cena contemporânea do entretenimento digital brasileiro.
Hoje, os principais sites do segmento oferecem dezenas de modalidades de jogo de apostas, tanto na prévia dos eventos quanto no modo ao vivo. Podemos tomar como exemplo o Campeonato Brasileiro Série A, torneio nacional de maior importância no país que atrai boa parte dos amantes do mundo da bola.
Até pela importância da competição para o segmento, há diferentes opções para apostas de longo prazo nos principais sites do país. Aqui estão algumas dessas opções mercados futuros para o Brasileirão: campeão do torneio; goleador da competição; jogador com maior número de passes para gol.
De fato, isso nos dá uma noção importante sobre o quão o cenário de opções para o apostador é amplo na democrática internet brasileira. Mas, para compreendermos melhor o segmento como um todo, é preciso analisarmos as estatísticas e estudos de mercado para o contexto brasileiro.
O crescimento do mercado de apostas em números no país
Segundo informações apresentadas pela plataforma MKT Esportivo, entre 2018 e 2020, o valor de mercado das apostas em solo nacional subiu de R$ 2 bilhões para R$ 7 bilhões. Razão pela qual o setor de apostas esportivas está cada vez mais competitivo no país, e o aumento do investimento em publicidade comprova esta nova realidade.
Atualmente, dos 40 times brasileiros que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, 34 recebem algum patrocínio de casas de apostas esportivas. Sem contar no grande número de propagandas de empresas especializadas no setor em dias de jogo, os quais estão sempre presentes nas placas publicitárias e banners espalhados pelos estádios do Campeonato Brasileiro.
Considerando os 20 clubes que estão na Série A 2022, 45% deles mantém acordos de patrocínios máster. Ou seja, nove times da elite do futebol brasileiro destinam o seu principal espaço publicitário nas camisas para empresas de apostas esportivas estamparem as suas respectivas marcas.
Vale ressaltar, também, que esse movimento começa a ser notado nas principais equipes de futebol de feminino do país. Tendência essa que deve seguir, principalmente com a ascensão da modalidade feminina.
Outro ponto importante, a Rede Bandeirantes, uma das principais emissoras de TV aberta do país, registrou, no ano passado, um crescimento de 80% na audiência de jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino exibidos faixa noturna.

Para ficar de olho: os eSports já são o terceiro maior mercado de apostas em solo brasileiro
Reconhecido oficialmente como modalidade esportiva pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) desde 2020, os eSports (esportes eletrônicos) vêm se consolidando como uma grande potência do cenário esportivo brasileiro. Não por acaso, segundo o relatório da Pesquisa Game Brasil (PGB) 2021, 55,4% dos jogadores de videogame no país são praticantes declarados de eSports.
Isso mostra o reflexo da popularidade dos esportes eletrônicos no Brasil e também pode ser observado no mercado das apostas esportivas. Dados da pesquisa “Brazilian Player: o mercado de apostas esportivas no Brasil”, coletados pela empresa de consultoria Grand View Research e divulgados pelo Grupo Globo em 2021, revelaram que 29% dos apostadores brasileiros apostam em eSports.
Tendo como base a referida pesquisa, confira abaixo o top 3 de modalidades mais procuradas no cenário das apostas esportivas online no país; sempre acompanhadas de suas respectivas porcentagens que representam os esportes escolhidos pelos apostadores na hora de realizarem as suas entradas nas plataformas do segmento:
- 1 – Futebol: 81%
- 2 – Basquete: 33%
- 3 – eSports: 29%
Como já era de esperar, o futebol é o “queridinho” dos apostadores brasileiros, com praticamente oito entre dez entrevistados revelando apostar em futebol. Contudo, pelo fato do fenômeno eSports ser recente, não deixa de ser impactante a modalidade estar tão próxima de um esporte tão tradicional como o basquete.
Ou seja, isso comprova o quanto os esportes eletrônicos mostraram que chegaram para ficar no cenário do entretenimento brasileiro. Sendo assim, com a modalidade crescendo em ritmo frenético no país, não é exagero algum apontar que o seu sucesso de popularidade nas apostas é um caminho praticamente sem volta.
VEJA TAMBÉM
CINE MARABÁ FOI FECHADO HÁ EXATOS 35 ANOS
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES