Os super-heróis EXISTEM? Parte 3

EXISTEM

É possível, um rapazinho de 14 anos, ser um estudioso em física quântica e cotado para um prêmio Nobel no futuro? Detalhe: ele entrou na referida Universidade (Princeton) aos 11 anos. Existe sim e seu nome é Jacob Barnett diagnosticado com um tipo de autismo aos dois anos de idade e desde então, sua mãe o estimulou de diversas formas para ajudá-lo a se desenvolver. Deu certo, não é mesmo? Vamos à terceira parte da saga Os Super-Heróis Existem?

Alguns estudiosos dizem que seu QI é mais alto que o de Einstein, outro autista não confirmado, assim como seu antecessor genial Isaac Newton. Aparentemente e devido à relatos de comportamento ou de diagnóstico, outros famosos também mostravam sinais de autismo como Beethoven, Bill Gates (somado à síndrome de Asperger), Mozart, Michael Phelps e Tim Burton. Aparentemente compartilhavam essa característica e mostravam genialidade em suas áreas.

Um seriado na Sony que eu gostava muito de assistir era “Unforgettable”. A detetive era linda, inteligente e….não esquecia absolutamente nada, observava cada detalhe da cena analisada.

Onde está a novidade? Toda mulher faz isso!!

Somos amadoras perto dela.

Ela tem uma síndrome conhecida como “Memória Autobiográfica Altamente Superior”, ou HSAM na sigla em inglês, também conhecida como Hipertimesia ou Síndrome da Supermemória. Essa condição impede que o portador esqueça algo em sua vida.

Deve ser um inferno ter alguém ao seu lado que se lembra de absolutamente tudo!!! O oposto é um inferno igual.

O lado positivo é que essas pessoas não se esquecem do que ELES/ELAS fizeram, não do que nós simples mortais companheiros dedicados fizemos. Um grande alívio!!!

“Quando eu tinha mais ou menos uma semana de idade eu me lembro de estar enrolada em um cobertor rosa de algodão”, diz Rebecca Sharrock, uma portadora da síndrome.

Veja que louco: eu não me lembro do café da manhã duas horas após a citada refeição. E mais louco ainda: um homem possui essa síndrome!

O americano Robert Petrella tem uma memória fora do comum: ele é capaz de memorizar todos os números de telefone armazenados em telefones celulares e, ao olhar uma única fotografia de um lance de um jogo do seu time de coração, o Pittsburgh Steelers, é capaz de dizer placar, dia e hora do jogo.

Quem tem essa condição é capaz de se lembrar do que comeu no almoço hoje ou três anos atrás, ou de recordar com detalhes as notícias que leu no jornal há décadas. Mesmo se quiserem, essas pessoas não podem apagar memórias como o fim de um namoro ou as lembranças de um acidente. Essa é a parte difícil da síndrome.

Outra situação parecida, mas diferente (já, já vão entender) é a Síndrome de Savant.

Nessa síndrome as pessoas apresentam grande habilidade intelectual associada à um déficit de inteligência e por vezes uma obsessão com algum assunto em alguns casos. Está associada ao autismo e por isso, seu diagnóstico diferencial é tão difícil.

OUTROS ARTIGOS DE ELAINE FRANCESCONI

OS SUPER-HERÓIS EXISTE – PARTE 2

OS SUPER-HERÓIS EXISTEM?

VIVER DÓI

O DIABO EXISTE?

BARULHOS ESTRANHOS PRODUZIDOS PELO CORPO

DETESTO MUDANÇAS

EU TENHO CHIFRES

Algumas pessoas com essa síndrome associada ou não ao espectro autista:

– Stephen Wiltshire pode desenhar e pintar paisagens detalhadas e urbanas inteiramente de memória;

– Rex Lewis-Clack nasceu cego e severamente autista. No entanto, desde criança, ficou claro que tinha uma afinidade especial para a música. Apresenta uma espantosa capacidade de reproduzir peças de piano que ouviu apenas uma vez;

– Flo e Kay Lyman(foto) são gêmeas idênticas autistas que têm habilidades de memória especiais. As irmãs, agora com quase 60 anos, demonstram uma capacidade extraordinária de reter uma vasta coleção de detalhes sobre aparentemente tudo o que aconteceu em suas vidas inteiras – o que viram, ouviram, experimentaram, cheiraram e tocaram.

– Temple Grandin tem uma excepcional inteligência não verbal e memória espacial. Professora doutora de ciências animais na Universidade Estadual de Colorado (EUA), Grandin superou problemas de fala cedo na vida e se tornou autora e ativista de causas vinculadas ao bem-estar animal. Hoje, é especialista e consultora em comportamento animal;

– Derek Paravicini, de 36 anos, é cego e tem graves dificuldades de aprendizagem. Ele não pode se vestir ou comer sozinho, mas decora e aprende a tocar uma música instantaneamente ao ouvi-la;

– Vishal Anand tem 10 anos. Ele lançou uma coleção de canções devocionais, “Smaranam”, escritas e compostas por ele, em 25 de dezembro de 2014. As letras do álbum estão em quatro línguas: tâmil, sânscrito, devanágari e malaiala. Aos 6 anos, escreveu seu primeiro livro, “Meadowof Moods”, seguido de outro chamado “Jumbo’s Bag—Words & Phrases”, que tem ênfase em crianças com necessidades especiais e seus desafios linguísticos.

– Quando era criança Alonzo Clemons sofreu um acidente que mudou a sua forma de pensar e agir. Tornou-se incapaz de se alimentar e amarrar os cadarços, entretanto desenvolveu a capacidade de esculpir qualquer coisa com extrema perfeição;

– Kim Peek (1951–2009) é conhecido como “Kimputer” devido a sua habilidade de memorização extraordinária. Ele leu mais de 12 mil livros e era capaz de recordar tudo sobre cada um deles. Gastava cerca de 3 segundos para ler duas páginas, cada olho lia uma página;

– Ellen Boudreaux é cega e autista, mas possui grande e excepcional habilidade musical. Ela também é capaz de precisar as horas e minutos sem nunca ter viso um relógio e sem nunca ter recebido explicações sobre o tempo. Também é capaz de se locomover sem esbarrar em objetos devido a um barulho que emite com a boca, como um sonar humano.

– Daniel Paul Tammet (1979-) é o único savant que consegue explicar aos cientistas como é o seu processo mental. Línguas é outra área em que ele se sobressai, domina 11 idiomas, inclusive o islandês, apontado como difícil até pelos nativos, além de ter criado o seu próprio idioma. Essas pessoas são incríveis! Semana que vem tem mais!


ELAINE FRANCESCONI

Bacharel em Zootecnia (UNESP Botucatu). Licenciatura em Biologia (Claretiano Campinas). Mestrado (USP Piracicaba) e doutorado (UNICAMP Campinas) em Fisiologia Humana. Professora Universitária e escritora.


VEJA VÍDEOS

LIVRARIA NOBEL DO ELOY CHAVES FAZ BAZAR E CONCURSO DE COMIDAS AFETIVAS

DOR NA HORA DA PENETRAÇÃO. GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD EXPLICA AS CAUSAS

TRIVACIN PREMIUM: O ÚNICO REMÉDIO CONTRA O SARAMPO É A VACINA

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES