TERMINA HOJE prazo para entrega de documentos do Prouni 2019

TERMINA HOJE

Termina hoje(13), o prazo para os candidatos aprovados na segunda chamadas do Programa Universidade para Todos (Prouni 2019) levarem os documentos solicitados nas instituições. Cerca de 946 mil candidatos realizaram a inscrição no Prouni 2019 para pleitear bolsas de estudo integrais e parciais fornecidas por meio do Ministério da Educação (MEC).

Houve 1,8 milhão de candidaturas uma vez que cada pessoa podia cadastrar até duas opções de vagas. Ao todo, 1,2 mil instituições de ensino particulares ofertaram juntas 243.888 oportunidades nesta edição. Do total de bolsas, 116.813 disponibilizaram 100% de desconto na mensalidade e 127.075, 50% do valor.

Podem concorrer às bolsas de estudo do Prouni brasileiros que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior ao edital, obtido média igual ou superior a 450 pontos e maior que zero na redação. Além disso, é preciso ter estudado em escola pública durante o ensino médio, em escola particular na condição de bolsista integral da instituição ou ser deficiente físico.

Os estudantes que não foram contemplados pelo Prouni ainda têm outra opção de programa do governo: a lista de espera Fies, que está com as inscrições abertas até o dia 10 de abril. As vagas a juro zero são ofertadas pela modalidade Fies diretamente pelo governo ao estudante com renda familiar mensal de até três salários mínimos. A modalidade P-Fies é voltada para estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos e é ofertada pelas instituições financeiras.

Além da renda familiar, para participar do processo seletivo também é necessário ter feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – a partir de 2010 – e obtido média igual ou superior a 450 pontos e maior que zero na redação.

Bolsa de estudo para faculdade – Quem não se enquadra nos critérios do Prounie nem do Fies ainda pode conseguir uma bolsa de estudo parcial com até 70% de desconto pelo Educa Mais Brasil. O programa não exige a participação no Enem e comprovação de renda. Para participar basta acessar o site, escolher a cidade e filtrar pelo curso e instituição de interesse. O portal Jundiaí Agora é parceiro do Educa Mais. As inscrições estão abertas durante todo o ano e são realizadas gratuitamente.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) 2019 já tem data marcada. As provas realizadas anualmente por milhares de brasileiros acontecem nos dias 3 e 11 de novembro em todas as regiões do país. Uma novidade divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta segunda-feira, 11, é em relação a mudança no procedimento de coleta dos dados biométricos, item de segurança adotado pelo Enem desde 2016. A alteração faz parte de uma série de otimizações de processos com o objetivo de economizar nas avaliações aplicadas pelo instituto.

Mudanças no Enem 2019 – As mudanças, no entanto, não interferem diretamente nos participantes. A partir de 2019, o Inep adotará uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Até 2018, a ficha para coleta do dado biométrico continha uma lâmina de grafite, individual.

Os Cadernos de Questões do Enem também mudam. A diagramação garantirá um grande espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação. A medida eliminará a necessidade de impressão das folhas de rascunhos personalizadas, permitindo uma significativa economia com papel e impressão.

O volume de capacitações presenciais dos colaboradores envolvidos com a aplicação será reduzido e as capacitações no formato de Educação a Distância (EAD) serão ampliadas e melhoradas com a estreia de uma moderna plataforma de EAD.

Sobre o Enem 2019 – edital do Enem 2019 está previsto para ser divulgado neste mês de março. No entanto, o Inep já confirmou a data da avaliação, bem como os prazos para solicitação de isenção, justificativa de ausência e inscrições. Com o resultado, os candidatos podem pleitear benefícios estudantis por meio dos programas do governo de acesso ao ensino superior, SisuProuni e Fies. O Enem também faz parte do processo de seleção para o ingresso em universidades portuguesas. Fonte: Agência Educa Mais Brasil/Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil


Etapa

Solicitação de Isenção/Justificativa de ausência – 1 a 10 de abril

Inscrições – 6 a 17 de maio

Aplicação – 3 e 10 de novembro


CONFIRA

MENSALIDADE ESCOLAR: ECONOMIZE COM BOLSAS DE ESTUDO

SÓ EM SP, 42 MIL BOLSAS DE ESTUDO PARA GRADUAÇÃO E PÓS

O FACEBOOK DO JA TÁ MUITO LEGAL