Dois meses após anunciar que não teria tempo hábil para concluir a licitação do transporte público, a Prefeitura de Jundiaí que neste momento estão em estudos e análises do edital estão em fase de conclusão. A administração prorrogou emergencialmente, por quase R$ 39 milhões, a prestação de serviços da Auto Ônibus Três Irmãos, a Viação Jundiaiense e a Viação Leme. O contrato com estas empresas venceu no dia 13 de janeiro último e tem validade por 180 dias, podendo ser prorrogado. Segundo a Unidade de Mobilidade e Transporte(UGMT) ressalta que, o novo edital assim que concluído trará informações sobre prazos e condições de participação para a licitação. No Portal da Transparência, no site da Prefeitura, há mais informações sobre a licitação. Mais informações podem ser consultadas no Portal da Transparência do site da Prefeitura de Jundiaí:
A UGMT informou que “durante a pandemia, diversos órgãos públicos e privados tiveram as atividades suspensas por tempo indeterminado, havendo assim atrasos consideráveis em análises e estudos de projetos e contratos que prejudicaram a elaboração do novo edital. No entanto, tão logo os serviços foram sendo restabelecidos, a licitação foi priorizada, mas não houve tempo hábil para a conclusão”.
Em dezembro do ano passado foram realizadas audiências públicas exigidas no processo da nova concessão, que será de um único lote único, com transporte de 2,3 milhões de passageiros mês com prazo de 15 anos. Hoje, o transporte público da cidade é dividido em três lotes. Serão exigidos – conforme previsto em legislação de licitação – atestados de capacidade técnica para as empresas candidatas.
Os investimentos previstos pela nova concessionária serão de R$ 553 milhões, para renovação de frota, com aquisição de novos ônibus, terminais e ampliação no número de linhas. A expectativa do serviço é crescer 5% no movimento do serviço em relação ao período antes da pandemia.
Em fevereiro de 2022, o Jundiaí Agora anunciou que a Prefeitura estava estudando a concessão dos terminais. Em dezembro do mesmo ano, o programa de parcerias foi confirmado. A empresa ou consórcio que vencer a licitação será responsável pela administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos sete terminais urbanos, das paradas e abrigos localizados no anel viário central de Jundiaí, além da construção de novo terminal no Jardim Novo Horizonte. Também estão previstas reformas dos sanitários para acessibilidade completa; modernização de sistemas, som e painéis digitais, facilitando a comunicação com o usuário. Em contrapartida, a iniciativa privada poderá realizar exploração publicitária e comercial desses espaços.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES