Em pré-campanha, Alckmin cita TREM INTERCIDADES passando por Jundiaí

O Governo do Estado vai contratar um Plano Diretor de Mobilidade com o objetivo de construir um sistema de trens regionais. A primeira fase, cujo edital deverá ser lançado ainda neste ano, incluirá o que vem sendo chamado de Trem Intercidades, de média velocidade, ligando São Paulo a Americana e passando por Jundiaí e Campinas, num total de 135 quilômetros. Nove estações serão construídas. O investimento será de R$ 5 bilhões.

O anúncio do projeto vem exatamente no momento em que o Alckmin trabalha a pré-candidatura para a presidência da República pelo PSDB. Sua página no Facebook está recheada de anúncios de outros projetos e visitas. Este, do Trem Intercidades atenderá demanda das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Baixa Santista e Aglomerado Urbano de Jundiaí, que concentram 75 da população do Estado, algo em tono de 33 milhões de pessoas. Em termos econômicos, estas regiões são responsáveis por 80% do PIB do Estado. “ São frequentes as perguntas e especulações sobre as possíveis candidaturas à Presidência. Isso não é algo que nos preocupa. Pelo contrário, costumo dizer que quanto mais opções, melhor para o eleitor”, escreveu o governador nas redes sociais.

https://youtu.be/JTGzC5lixi8

A ideia do Governo é reduzir o tráfego nas rodovias e os congestionamentos nas cidades com caminhões. Ou seja: este novo sistema de trens servirá para passageiros e cargas. Dos quase 1.500 quilômetros de linhas de trem, apenas 22% são utilizados para transportar passageiros em São Paulo. Um consórcio comandado por uma empresa alemã já foi contratado por aproximadamente R$ 21 milhões. O prazo para que proponha alternativas de transportes de carga e passageiros pelos próximos 50 anos é de 24 meses.

VEJA TAMBÉM

UMA REDE DE INTELIGÊNCIA PARA CUIDAR DA SERRA DO JAPI