Quem não se lembra do trenzinho do Parque da Uva? A locomotiva Baldwin fabricada em 1910 nos Estados Unidos foi usada na linha ferroviária Douradense e pela Companhia Paulista. No início dos anos 1960, foi doada para a Prefeitura de Jundiaí e ficou exposta no parque durante décadas.
Muitos jundiaienses guardam na memória a nossa Maria Fumaça que embalou a imaginação das crianças dos anos 1960 até os anos 1990, quando foi doada como patrimônio histórico para a Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, em 1999.
Levou 14 anos para ser restaurada por técnicos contratados pela Universidade e foi entregue no final de abril de 2014.


A locomotiva a vapor tem quase 40 toneladas e 12 metros de comprimento. Acoplada ao próprio tender, carro de carga para transportar lenha ou água, a locomotiva junta-se a dois vagões que já estavam no local.
Uma forma de resgatar a memória e valorizar ainda mais o patrimônio histórico de Londrina e pode ser usada como um bom exemplo para nossa cidade que há décadas deixa depredar e deteriorar a história da nossa ferrovia no pátio do Complexo Fepasa.
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