A jundiaiense Duília Fernandes de Mello, doutorada em Astronomia pela Universidade de São Paulo e vice-reitora da Universidade Católica da América(EUA), é um dos dois nomes estrangeiros entre os cinco candidatos a reitor da Universidade de Coimbra.

Ela já publicou mais de 100 artigos científicos, colabora com o Goddard Space Flight Center, da NASA, tendo sido escolhida, em 2014, pela revista brasileira Época, como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil.

O outro candidato estrangeiro a reitor da Universidade de Coimbra é Yang Chen, investigador nascido na Singapura, doutorado em Física pela Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e que atualmente é professor de Matemática na Universidade de Macau.

O atual vice-reitor Amílcar Falcão, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, o docente e investigador na área da inteligência artificial Ernesto Costa e o diretor da Faculdade de Letras, José Pedro Paiva, são os outros nomes, tendo já anunciado as suas candidaturas em 2018.

As eleições para reitor da Universidade de Coimbra para o mandato 2019-2023 acontecerão numa reunião plenária do Conselho Geral, no próximo dia 11.

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra é constituído por 18 representantes dos professores e investigadores, cinco estudantes, dois trabalhadores não docentes e não investigadores e dez elementos externos à instituição.

O atual reitor, João Gabriel Silva, cumpre em 2019 o seu segundo mandato à frente da Universidade de Coimbra.(Texto: Diário de Notícias/PortugalFoto: redes sociais)