A Varian Medical Systems inaugurou, em Jundiaí, um Centro de Educação Profissional que vai atender profissionais de todo o Brasil e América Latina que utilizam os aceleradores lineares fabricados pela empresa. Trata-se do sétimo espaço para treinamento deste tipo da empresa no mundo. Até então, a capacitação dos profissionais era feita em Las Vegas, nos Estados Unidos.
De acordo com Humberto Izidoro, presidente da Varian Brasil, a fábrica deverá ser inaugurada em Jundiaí dentro de um a dois anos. “Escolhemos a cidade por conta de sua localização estratégica, especialmente a proximidade com dois grandes aeroportos internacionais, já que receberemos profissionais de vários países, e também pela excelente infraestrutura oferecida”, destacou.
A decisão de vir para o Brasil foi tomada após a Varian ter ganhado uma licitação do Ministério da Saúde em 2013. No acordo, o Governo Federal se responsabiliza a investir R$ 500 milhões na compra de 80 aceleradores lineares da empresa.
Também presente ao evento, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, explicou que o convênio prevê a transferência de tecnologia e manutenção das máquinas para institutos de pesquisa brasileiros, o que significa uma redução para o SUS nos custos com os tratamentos de câncer com uso da radioterapia. “Jundiaí deve se orgulhar de receber uma empresa deste porte”, acrescentou.
VEJA TAMBÉM
BLACK FRIDAY: EMPRESAS DEVEM FAZER REQUERIMENTO AO SINCOMERCIO