Até agora, 21,7% dos eleitores de Várzea Paulista realizaram o cadastramento biométrico obrigatório. Isto representa pouco mais de 16 mil eleitores do total de quase 75 mil que a cidade possui. Os varzinos deverão deixar a obrigação eleitoral para os últimos dias e enfrentarão filas, se o ritmo de coleta de digitais continuar assim. O cadastramento acaba no dia 19 de dezembro. A expectativa é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Hoje, 83 cidades de São Paulo realizam o cadastramento. Catanduva foi o município que registro o maior número de comparecimentos: 29.505 ou 42,2% do eleitorado. Depois vem Botucatu, com 24,7% dos eleitores cadastrados. Várzea é a terceira colocada na lista do TRE.
Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal, o comparecimento em Várzea Paulista está abaixo do necessário para evitar as tradicionais filas. A explicação é a cultura do brasileiro de deixar as obrigações para a última hora.
Infelizmente o comparecimento está abaixo do necessário. Provavelmente teremos muita fila MESMO no final. Em Jundiaí vocês acompanharam como foi difícil a reta final, a tendência é ser assim novamente porque parece ser da cultura do brasileiro deixar para a última hora (e são muitos eleitores!). O que podemos fazer é minimizar esse quadro.
Idosos – Os eleitores varzinos com mais de 70 anos e entre 16 e 18 ou analfabetos têm o voto facultativo. Mesmo assim, devem fazer a biometria para não ter o título cancelado, o que os impediria de participar das próximas eleições. Como o voto é facultativo, essa será a única consequência negativa para essas pessoas.
Cancelamento do título – A pessoa que tiver o título cancelado é impedida de praticar certos atos da vida civil, como obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública e obter empréstimo em bancos oficiais.
Atendimento – O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE e comparecer ao cartório ou central de atendimento com documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver. O atendimento nos cartórios eleitorais é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, exceto em Botucatu e Várzea Paulista, que é das 9 às 18 horas. (foto acima: Agência Brasil)
LEIA TAMBÉM:
SEMANA DECISIVA PARA O HOSPITAL DO GRENDACC