Do They Know It’s Christmas? foi um daqueles momentos raros em que pessoas famosas, astros ingleses ídolos de toda uma geração, se uniram com um único objetivo. A música foi gravada em 1984 e foi feita para ajudar a África, em especial a Etiópia, que vivia uma seca terrível. Crianças morriam de fome diante das câmeras das equipes de reportagem do mundo todo.

A reação veio com a mobilização dos artistas. Eles gravaram Do They Know It’s Christmas? no dia 25 de novembro. O lançamento no Reino Unido foi feito no dia 15 de dezembro e rapidamente chegou ao primeiro lugar nas paradas de sucesso. Vendeu três milhões e meio de cópias. O dinheiro foi enviado para a África. O sucesso da iniciativa foi tanto que do outro lado do Atlântico, Michael Jackson e Lionel Richie fizeram We Are The World, gravada em janeiro de 1985 com dezenas de artistas de renome e lançada dois meses depois. Outro sucesso histórico.

Os artistas de Do They Know It’s Christmas?(capa do LP ao lado) – Alguns dos cantores e bandas que participaram da iniciativa estão na ativa até hoje. Confira: Phil Collins (Genesis), The Boomtown Rats, Chris Cross (Ultravox), Duran DuranPaul Young, Glenn Gregory (Heaven 17), Marilyn, Bananarama, Spandau Ballet, Jody Watley (Shalamar), Bono Vox (U2), Paul Weller (The Style Council), James “J.T.” Taylor, George MichaelMidge Ure, Martyn Ware (Heaven 17), Francis Rossi (Status Quo), Robert ‘Kool’ Bell, Dennis J. T. Thomas (Kool & the Gang), StingBoy George (Culture Club), Holly Johnson (Frankie Goes to Hollywood), Paul McCartney (Wings), Big Country.

Em 1989 uma nova formação foi reunida depois de outra onda de fome na Etiópia. A Band Aid II regravou “Do They Know It’s Christmas?”, e a canção foi novamente a primeira colocada nas paradas britânicas.

MAIS NATAL

MENINAS DO VIOLÃO INTERPRETAM HALLELUJAH

Em 2004 outra formação, chamada de Band Aid 20, gravou mais uma vez o compacto, desta vez para o aniversário de 20 anos do projeto. Apesar de regravar a mesma canção, foi decidido mudar um pouco o estilo musical. Mais uma vez foi um sucesso, alcançando o topo das paradas musicais em 5 de dezembro de 2004. Houve ainda mais uma regravação em 2014. Os lucros das vendas do CDs foram usados para combater uma epidemia de ebola.