Videogames: O que causou o crescimento da indústria no Brasil?

videogames

Os primeiros videogames chegaram ao Brasil nos anos 70 e se firmaram no gosto popular na década de 80. Desde então, sua popularidade só aumentou nos lares brasileiros. Segundo dados da Pesquisa Game Brasil, de 2022, aproximadamente 75% dos entrevistados afirmaram jogar videogame regularmente, uma estimativa que continua a crescer.

Boa Fase

Os últimos dois anos foram de alta na indústria dos games. Entre 2022 e 2023, este segmento cresceu 3,2% no país, segundo uma pesquisa realizada pela ApexBrasil e Abragames. Reunimos aqui outros dados relevantes sobre o setor, confira:

  • O Brasil abriga mais de 1.000 estúdios de criação.
  • Mais de 1.000 títulos foram lançados no país, em 2022.
  • 70% da verba da venda dos games vem do exterior, para pelo menos 50% dos desenvolvedores.

Não é à toa que o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, demonstrou tanto otimismo sobre o mercado brasileiro, quando visitou a CCXP em São Paulo, no ano passado. Spencer ressaltou que 75% dos desenvolvedores de jogos independentes da América Latina estão aqui.

Além disso, o Brasil é o segundo maior mercado global de streaming de jogos de Xbox. No entanto, a maioria dos usuários ainda prefere o PC ao videogame. Jogar pelo PC tem algumas vantagens, como por exemplo, mais opções de jogabilidade e capacidade de processamento gráfico. Melhor ainda, com Surfshark VPN, você pode acessar jogos de outros países e ter acesso a um catálogo ainda maior para se divertir.

Foco No Mercado Brasileiro

Spencer não parece se preocupar com a preferência pelo PC: “é sobre escolha”, segundo ele. Para atender aos desejos dos clientes, a Xbox tem firmado parcerias com empresas como a Samsung, para a criação de uma smart TV adaptada para streaming de jogos. A Xbox não é a única empresa de olho no público brasileiro.

A produção de jogos para videogame no país vem crescendo desde 2018, em relação a outros tipos de jogos. Abaixo listamos alguns fatos. Veja o espaço que esta produção está conquistando no mercado.

  • Em 2018, jogos para videogames compunham 5% da produção.
  • Em 2021, a produção chegou a 17%.
  • Em 2022, 19% dos jogos produzidos foram destinados para consoles.

Consoles Portáteis

Jogos para consoles portáteis ainda correspondem a uma pequena parte desta indústria: apenas 4%. Entretanto, este catálogo vem crescendo rapidamente e mais do que dobrou de tamanho, em 2022. O aumento da oferta destes jogos visa atender a uma característica importante do público brasileiro: 74% dos jogadores preferem jogar pelo celular, em plataformas mobile.

Próxima Fase

Durante muito tempo, para jogar videogame era necessário de fato, ter um ou pelo menos, conhecer alguém que tivesse. Porém, os tempos mudaram e serviços de streaming de jogos estão ganhando cada vez mais assinantes. Até mesmo a Netflix aderiu à moda, lançando uma seção chamada Netflix Games, disponível para assinantes.

Embora pouquíssimo visitada, a Netflix Games dá uma ideia de como a indústria dos videogames vem adquirindo características de streaming. Segundo o CEO da Microsoft Gaming, o número de usuários de Game Pass para PC quadruplicou no Brasil nos últimos dois anos. Serviços como o Game Pass trazem a experiência do videogame ao jogador, sem a necessidade de investir em um console de última geração, atingindo assim um público potencialmente muito maior.

A indústria brasileira de games tem apresentado um enorme crescimento nos últimos tempos, sem dúvidas, ficamos no aguardo de mais novidades empolgantes para breve.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES