Onde você MORA?

MORA

A primeira pergunta que me fazem, quando descobrem que eu trabalho em São Paulo e moro em outra cidade é: Onde você mora? Estufo o peito e digo: “Moro em Jundiaí!”. Muitas ainda ficam boquiabertas por causa da distância. E eu sempre brinco dizendo que é logo ali, que Jundiaí é o quintal de São Paulo. Mais de uma década trabalhando em Sampa e a opção pela viagem intermunicipal diária para muitos é uma incógnita. Para mim, morar em Jundiaí, terra onde nasci, é um caso de amor.

Sim, sou bairrista ao extremo! E a cada notícia boa, seja um melhor posicionamento no cenário econômico ou uma boa iniciativa da administração municipal, eu vibro! Mais do que isso, sempre indico a cidade para os amigos que procuram um lugar bom para morar ou simplesmente para passear.

Além de ser uma cidade muito bonita, com excelentes opções de passeio, seja por seus vários parques, turismo rural, serra do Japi, entre outros, oferece muitos atrativos para se morar, e morar bem. De acordo com o Atlas da Violência – Retratos dos Municípios Brasileiros, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Jundiaí é a 6ª cidade mais pacífica do Brasil. A pesquisa foi realizada em 310 municípios com mais de 100 mil habitantes. Entre os municípios de médico porte, Jundiaí registra a menor taxa de homicídios do País: 6,1 (taxa/100 mil habitantes).

Ainda entre as cidades de médio porte (mais de 350 mil habitantes), Jundiaí também foi eleita a melhor cidade do País e a 3ª melhor das Américas no quesito “Cost Effectiveness”(custo-benefício) para receber investimentos, conforme ranking da FDI American Cities of the Future 2019-2020 – publicação especializada do Financial Times.

Jundiaí também figura entre as 7 cidades mais bem administradas entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) acima de R$ 28,9 mil, de acordo com o Índice de Governança Municipal (IGM/CFA), do Conselho Federal de Administração. Nosso município também recebeu a nota máxima em Educação, Qualidade Habitacional e Vulnerabilidade Social, além de excelente pontuação em segurança e saúde, na análise com outras 155 cidades do mesmo grupo.

OUTROS ARTIGOS DE VALÉRIA NANI

MUITOS CHICOS POR AÍ

A VIDA, UMA PREOCUPAÇÃO QUE NÃO TEM PREÇO

O AMOR QUE SUAVIZA A DOR

OS PODERES DA EMPATIA

AUTOMUTILAÇÃO E SUICÍDIO. ESTAMOS VENCENDO OS TABUS?

Entre as ações que merecem destaque, está o uso da tecnologia embarcada nos ônibus municipais, já que em Jundiaí é possível pagar a passagem com cartão de crédito, débito ou carteira digital. Além disso, no Brasil, Jundiaí é o único município que transforma lodo em fertilizante, em grande escala. Todos os meses, cinco mil toneladas de lodo são retiradas da água e levadas para um galpão da Companhia de Saneamento, onde começa o processo de compostagem. Na maioria das cidades, o lodo é descartado em aterros sanitários.

Como bairrista ‘fervorosa’, poderia escrever um capítulo de livro (ou mais) sobre a minha ‘terra querida’. Sei que como eu existem muitos outros habitantes apaixonados pela cidade que, com certeza, vão elencar muitos outros motivos para se viver em Jundiaí.(Foto: TVTEC)


VALÉRIA NANI

É jornalista pós-graduada pela PUC-Campinas e trabalha como assessora de imprensa

 


VEJA VÍDEOS

GRÁVIDAS NÃO PODEM TOMAR VACINA CONTRA O SARAMPO, DIZ GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

CORRETOR CAMPOS SALLES DÁ DICA PARA QUEM QUER SAIR DO ALUGUEL

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES