Uma semana de alta volatilidade do Ibovespa, tendo como protagonista novamente as ações da Petrobrás. O Ibovespa fechou a semana com 2,10% de desvalorização em relação o fechamento da semana passada aos 77.240 pontos.
As ações preferenciais da Petrobrás (PETR4), acabou sendo decisiva no desempenho do nosso mercado, com uma desvalorização de 18,23% na semana sendo que apenas nessa sexta-feira, o papel teve um desempenho negativo de 14,70%.
LEIA
CONEXÃO DO BEM PRETENDE UNIR PESSOAS, EMPRESAS E ENTIDADES
Pedro Parente – Após dois anos da sua posse, o executivo Pedro Parente pediu demissão do cargo de presidente da Petrobrás na manhã dessa sexta-feira (01). Nos últimos dias, a paralisação nacional dos caminhoneiros ampliou a pressão sobre a política de preços da companhia, com reajustes diários aplicados por Parente. Ivan Monteiro assumiu no lugar dele. (foto: José Cruz/Agência Brasil).
BRFoods (BRFS3) – Com a saída de Pedro Parente da estatal, quem se animou no mercado foram as ações ordinárias da Brasil Foods, que fez um movimento totalmente contrário da Petrobrás e fechou com alta de 9,20% apenas no pregão dessa sexta-feira (01) em R$ 23,39.
Corrida Eleitoral – Em pesquisa eleitoral elaborada no mês de maio pela XP Investimentos, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), lidera as intenções de voto com 24%, seguido de Marina Silva (14%), Ciro Gomes (10%) e Geraldo Alckmin (9%), os brancos e nulos somam 26%.
A maior migração dos votos “herdados” do condenado ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seriam para Marina Silva e Ciro Gomes, mesmo em uma hipotética candidatura de Fernando Haddad do PT.
Segundo turno – Jair Bolsonaro ganharia de todos os candidatos em um segundo turno, inclusive em uma simulação feita contra o ex-presidente Lula. O ex-presidente apresentou um alto índice de rejeição (60%) dos entrevistados.
Na mesma pesquisa, foi perguntado qual o maior problema precisa ser resolvido pelo próximo presidente: a corrupção foi a primeira (27%), seguidos pela saúde (21%), educação (17%), segurança pública (14%) e desemprego (10%).
DIOGO YAMASSAKE
Profissional do Mercado Financeiro certificado pela Comissões de Valores Mobiliários(CVM) e PQO BM&F Bovespa. E-mail – diogo.yamassake@wiseadvisors.com.br