Eu não sei vocês, mas nós estamos morrendo de amores pelo coelhinho Witch. Muito dengoso, o pequeno tem quatro anos e seu lugar preferido da casa é o banheiro! Nesta época do ano, que tem tudo a ver com coelhos, saiba mais sobre essa fofura, o Witch. Assista à reportagem de Priscila Corrêa, da TVTEC…

SAIBA OS CUIDADOS QUE SE DEVE TER COM UM COELHO DE ESTIMAÇÃO

Se você quiser um bicho como o Witch, saiba que os coelhos são animais de estimação ideiais para quem quer um companheiro carinhoso e pouco trabalho. Eles não exigem tanto como um cão ou um gato. Em compensação, participam menos da rotina da casa. Mesmo assim, atendem pelo nome e podem reconhecer seus donos.

Alimentação – A ração para esses herbívoros é especial. Além dela, as refeições precisam de complementos. As folhas verdes-escuras como as de beterraba, rabanete, chicória, almeirão e couve-flor têm o restante dos nutrientes que os coelhos precisam para crescerem bem. Mas é importante lembrar de nunca dar alface, pois essa folha pode causar diarréia.

Ambiente – É importante que o coelho seja instalado em uma gaiola de ferro, com pelo menos 45cm (altura) por 60 cm (largura) e 80cm (comprimento), que possua uma pequena gaveta embaixo para facilitar na hora da limpeza. A gaiola tem que ficar a pelo menos um metro do chão. A higiene do local deve ser diária. Os veterinários aconselham que, duas vezes por mês, se faça a chamada vassoura-de-fogo, utilização de um lança-chamas para matar microorganismos que podem causar doenças nos animais. É importante instalar a gaiola em um local arejado, porém sem corrente de ar, um meio termo entre os dois. Os coelhos devem ser soltos em algumas horas do dia, para se exercitarem e brincarem pela casa.

Filhotes – Quando as coelhas estão prenhas, o dono deve ficar atento para colocar uma caixinha de madeira dentro da gaiola, de mais ou menos 30cm (largura) por 30cm (comprimento), que serve de abrigo aos recém-nascidos. Elas costumam dar à luz a sete filhotes por vez. O tempo de gestação de um coelho é superpequeno, cerca de 1 mês, e logo depois a mamãe coelho já pode ter mais filhotes. É por isso que ele é um símbolo muito comum na Páscoa, por sua fertilidade (para judeus e cristãos, tem haver com a esperança de um nova vida).  Após o nascimento, verifique o ninho diariamente para checar se todos os filhotes estão vivos e juntinhos um ao outro, para que se esquentem. Caso não estejam, o melhor é reuni-los.(Fonte: memoria.ebc.com.br)

VEJA TAMBÉM

APOSENTADORIA: COMO ANDA A REVISÃO DA VIDA TODA???

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI